O balanço de um atentado num centro educacional em Cabul, na sexta-feira, subiu para 53  mortos e 82 feridos, anunciou esta sexta-feira a missão da ONU no Afeganistão.

O atentado foi cometido por um bombista suicida e vitimou estudantes que estavam a preparar-se para os exames.

“Cinquenta e três mortos, pelo menos 46 meninas e mulheres jovens. 110 feridos. A nossa equipa de direitos humanos continua a documentar o crime: verificar os factos e estabelecer dados confiáveis para combater negações e revisionismo”, sublinhou a missão numa mensagem hoje divulgada na rede social Twitter.

O atentado vitimou maioritariamente raparigas, disse à AFP um estudante que estava no local no momento da explosão.

“Poucos rapazes foram afetados porque estavam no fundo da sala de aula e o bombista entrou pela porta da frente onde as raparigas estavam sentadas”, disse a fonte.

A explosão ocorreu no distrito de Dasht-e-Barchi de Cabul ocidental, uma área predominantemente muçulmana xiita onde vive a minoria hazara, de origem turca e mongol.

Este bairro tem sido atingido por ataques nos últimos anos, e desde o regresso ao poder dos talibãs, em agosto de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Afeganistão. Carro-bomba mata sete pessoas perto de mesquita em Cabul

Um ramo regional do grupo terrorista Estado Islâmico tem reivindicado vários ataques contra os hazaras, que consideram hereges.

Cerca de 50 mulheres jovens manifestaram-se de manhã, no bairro de Dasht-e-Barchi, gritando “parem o genocídio dos hazaras”, segundo a AFP.

As manifestantes exibiram cartazes com frases como “não é um crime ser xiita“, antes de guardas talibãs terem disparado tiros para o ar para pôr termo ao protesto.

A população do Afeganistão é maioritariamente sunita.

O atentado foi condenado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que pediu ao regime talibã que proteja os direitos de todas as pessoas, “independentemente da sua origem étnica ou género”.