Foi uma situação insólita a que se viveu, esta quinta-feira, na assembleia municipal de Madrid. Quando acabou de intervir num debate, o vereador socialista Daniel Viondi decidiu tocar três vezes na cara do autarca de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, do Partido Popular (PP). “Produziu-se um facto que nunca tinha acontecido na história. O senhor Viondi tocou-me na cara de modo ameaçador”, denunciou o líder popular da capital espanhola. Após a pressão interna do PSOE, o vereador acabou por se demitir.
Na sua conta pessoal do X (antigo Twitter), Daniel Viondi escreveu, após o episódio, que comunicou ao PSOE que, “nas próximas horas”, deixará o cargo de vereador. “Pedi desculpas públicas e tentei [fazê-lo] de forma pessoal, mas não foi possível”, informou ainda o vereador.
https://twitter.com/Viondi/status/1707436354953531735?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707436354953531735%7Ctwgr%5Ecc076017b2f155fbaaccc3c32cd69da77a66fa8c%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Felpais.com%2Fespana%2Fmadrid%2F2023-09-28%2Fun-concejal-del-psoe-de-madrid-expulsado-del-pleno-por-darle-tres-toques-en-la-cara-a-almeida.html
A decisão de Dani Viondi foi precedida por o que parecia ser uma exigência do secretário-geral do PSOE Madrid, Juan Lobato. No X (antigo Twitter), o líder da concelhia indicou que os socialistas da capital espanhola prezam “sempre” o “respeito e educação”. “Fora disso, não se constrói nem se avança em nada.”
“Peço desculpa em nome do meu partido ao senhor José Luis Martínez-Almeida pelo que aconteceu no debate da autarquia de Madrid”, escreveu Juan Lobato, que disse que o PSOE Madrid é “responsável do bom exemplo que deve dar”. O secretário-geral da capital pediu a Dani Viondi para que se demitisse e assegurou que o “partido tomará as decisões correspondentes” ao comportamento.
El PSOE de Madrid es respeto y educación SIEMPRE. Fuera de eso no se construye ni se avanza nada.
Pido disculpas en nombre de mi partido al Sr Almeida por lo sucedido en el pleno del Ayuntamiento de Madrid.
Somos responsables del buen ejemplo que debemos dar, por tanto, se le ha…— Juan Lobato (@juanlobato_es) September 28, 2023
Ainda não é claro o que motivou o comportamento de Dani Viondi, mas, antes de ter tocado três vezes na cara do autarca de Madrid, o vereador estava a falar sobre o caso do polémico beijo de Jenni Hermoso, dá conta o El País, para criticar a atuação de José Luis Martínez-Almeida. “Ficou mudo. Enquanto todos os autarcas de qualquer símbolo político agradeciam e reconheciam as desportistas, o autarca de Madrid estava escondido.”
Quem entretanto saiu em defesa de José Luis Martínez-Almeida foi o líder do Partido Popular (PP), Alberto Núñez Feijóo que, na sua conta pessoal do X, assegurou que o autarca “tem todo o apoio” do partido.