O novo EV5 será o terceiro eléctrico da gama da Kia, depois do crossover EV6 e do SUV topo de gama EV9, entre os modelos a bateria que a marca sul-coreana oferece, com plataformas específicas para esta tecnologia para, assim, optimizar o seu potencial em matéria de eficiência. Com óbvias semelhanças em relação ao EV9, o EV5 surge como um SUV volumoso, não alinhando por alguns concorrentes que optam por SUV mais esguios e próximos dos crossovers, para não serem tão penalizados em termos de consumo e de autonomia.

Concebido sobre a plataforma E-GMP, o EV5 será fabricado na Coreia do Sul e na China, sendo esperadas três versões que fazem variar a capacidade da bateria, a potência e o tipo de transmissão. O EV5 standard recorre a um acumulador com uma capacidade de 64 kWh e um só motor com 160 kW (218 cv) que anuncia 530 km, mas segundo o método chinês, o CLCT, tão permissivo quando o antigo NEDC europeu e longe do actual WLTP.

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A versão mais cobiçada do EV5 montará a bateria maior, a Long Range, cuja capacidade ascende a 88 kWh, mantendo o motor com 218 cv, o que lhe permite reivindicar 720 km entre visitas ao posto de carga. Quando for homologado em WLTP, os valores deverão cair entre 50 e 80 km. Para quem deseje um SUV eléctrico capaz de ir mais longe com neve, lama ou condições mais difíceis, a Kia propõe o EV5 em versão Long Range, mas com dois motores e tracção integral (AWD). Com 88 kWh e 306 cv, uma vez que alia ao motor frontal (218 cv) um traseiro de 70 kW (95 cv), este EV5 anuncia 650 km de autonomia em CLTC.

Aos actuais EV6 (à esquerda) e EV9 (à direita) vão juntar-se os três modelos centrais, que são as novidades que a Kia está a preparar para breve. O EV5, ao centro, chegará em 2025 e o EV3 ainda antes

Além do EV5, que chegará à Europa em 2025 e que a Kia prometeu igualmente vir a propor numa versão GT, mais potente e desportiva, o construtor sul-coreano levantou a ponta do véu sobre dois outros eléctricos. Ainda em fase de protótipo, o EV3 e o EV4 serão os modelos que se seguem, o primeiro um SUV eléctrico do segmento B e o segundo uma berlina do segmento C, de que falaremos mais tarde.

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