Siga aqui a guerra na Ucrânia e aqui o conflito israelo-palestino

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, planeia visitar Israel numa demonstração de solidariedade para com o país face aos ataques do Hamas, avançou o site de notícias norte-americano Axios.

Segundo as autoridades ucranianas e israelitas, o gabinete da presidência da Ucrânia enviou um pedido oficial ao gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a solicitar a coordenação de uma visita. Ainda não há data para a deslocação do Presidente ucraniano.

Na terça-feira, Zelensky encorajou os líderes mundiais a visitarem Israel e mostrarem solidariedade para com o país e o povo.

Já esta quarta-feira, após a reunião com o Secretário-Geral da NATO em Bruxelas, o Presidente lembrou ainda como o apoio internacional foi fundamental para a Ucrânia nos primeiros dias da guerra. “É por isso que peço a todos os líderes que visitem Israel e mostrem o seu apoio ao povo. Não estou a falar de instituições, mas de apoio às pessoas que sofreram ataques terroristas e que estão a morrer”, disse.

Ainda em Bruxelas, Zelensky comparou o Presidente russo ao Hamas, que apelidou de “terroristas” ao tentarem manter reféns nações livres e democráticas. “Terroristas como Putin ou o Hamas querem manter nações livres e democráticas como reféns. Querem ter poder sobre aqueles que buscam liberdade. Os terroristas não mudarão. Têm simplesmente de perder. E isso significa que nós temos de vencer”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR