Esta terça-feira queremos debater a situação na Europa: As eleições na Polónia, os desentendimentos sobre Israel e ainda a recuperação das eleições na Eslováquia. No domingo à noite, o líder da Plataforma Cívica, Donald Tusk, reivindicou vitória nas eleições polacas, apesar de a sua formação ter ficado em segundo lugar, atrás do Partido Lei e Justiça, o partido que está no governo há oito anos. Estas eram as eleições europeias mais importantes deste ano e o resultado agradou à maioria dos parceiros europeus, descontentes com o euroceticismo e populismo do atual executivo. Esta notícia chegou contudo no final de uma semana especialmente catastrófica para as instituições europeias, que se contradisseram várias vezes no que diz respeito à posição a tomar relativamente ao que se está a passar em Israel. Hoje realiza-se mesmo um conselho europeu extraordinário, pelo que queremos aproveitar para voltar a discutir o rumo da Europa numa altura em que muitos já pensam nas eleições europeias do próximo ano, e não por cálculos políticos internos. Eis o ponto de partida para o Contra-Corrente de hoje: A Europa suspirou de alívio em Varsóvia?
Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.
Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.