A decisão de suspender a atividade de distribuição por grosso de medicamentos da Alliance Healthcare Espana, por falta de registos associados à expedição de um medicamento, foi revogada, informou o Infarmed.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde explica que a autorização de distribuição por grosso deste distribuidor, cuja suspensão tinha sido anunciada no passado dia 13, está válida e pode ser consultada na base de dados de acesso público (Eudra GMP).
Na altura, o Infarmed, citando informações da autoridade competente em Espanha, avisava que não deviam ser comercializados medicamentos da Alliance Healthcare Espana, aconselhando as entidades que tivessem comprado medicamentos a este distribuidor e/ou tivessem sido por ele contactadas para adquirir medicamentos a comunicar a situação ao Infarmed através do e-mail dil-ins@infarmed.pt.
Segundo o Infarmed, os medicamentos fornecidos por distribuidores não autorizados devem ser considerados como falsificados, não estando garantida a sua qualidade, segurança e eficácia, pelo que não podem ser comercializados.