A euforia passou a acalmia, a acalmia passou a impaciência, a impaciência começava a dar alguns sinais de desespero, dois livres diretos retomaram de novo uma euforia multiplicada ao quadrado. A forma como um jogo de futebol é vivido nas bancadas na Arábia Saudita torna-se quase um desafio às emoções perante uma linha ténue que existe entre o topo e o baixo. No entanto, e no caso do Al Nassr, há sempre artistas com mais do que argumentos para colocar a realidade no eixo desejado. Mais uma vez, e depois do empate de Talisca num livre direto que estava mais ao jeito de Ronaldo, o português vestiu o papel de super-herói que tinham desenhado na bancada para marcar um livre direto que estava mais ao jeito de Talisca e assinar a reviravolta frente ao Damac no regresso da Liga saudita, mantendo a desvantagem de quatro pontos para o Al Hilal de Jorge Jesus após aquela escorregadela caseira antes da paragem para as seleções com o Abha.
Agora, seguia-se a Champions asiática e uma receção ao Al Duhail, do Qatar, conhecido não só por contar esta temporada com o internacional brasileiro Philippe Coutinho mas também por ter o antigo treinador do PSG, Christophe Galtier, no comando da equipa. No entanto, e antes de mais um compromisso que podia ser determinante para assegurar o primeiro lugar do grupo e consequente passagem à fase a eliminar da prova (a segunda posição pode não garantir essa meta de forma matemática), Ronaldo voltou a mostrar o peso que tem onde quer que esteja, destacando-se no painel de apresentação do Campeonato do Mundo de eSports que vai decorrer no próximo ano na Arábia Saudita ao lado do príncipe Mohammed bin Salman e do presidente da FIFA, Gianni Infantino. “É uma honra estar com Sua Alteza Real e fazer parte deste painel para discutir o futuro dos eSports e lançar o primeiro Mundial, que será disputado na Arábia Saudita”, salientou.
An honour to meet again with His Royal Highness Prince Mohammed bin Salman and great to be part of this panel today discussing the future of esports and the launch of the first ever #esportsworldcup that will be held in Saudi Arabia next year! pic.twitter.com/1N4AVYn9Pv
— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) October 23, 2023
Não foi a única “aparição” do português noutros campos. Francis Ngannou, camaronês que foi o primeiro africano a sagrar-se campeão de pesos pesados do UFC, está em Riade a preparar um combate de dez assaltos contra o britânico Tyson Fury, campeão mundial de boxe, e partilhou nas redes sociais uma lembrança que o amigo deixou. “Fui buscar o meu novo relógio antes da luta aqui em Riade. Obrigado ao meu irmão Cristiano”, escreveu o lutador sobre um relógio avaliado em mais de 100.000 euros pertencente a uma edição limitada da marca Jacob & Co, denominada “Heart of Ronaldo”. O reencontro, esse, ficou aprazado para os próximos dias, com as atenções do capitão da Seleção a centrarem-se agora na receção ao Al Duhail.
Cristiano Ronaldo has gifted Francis Ngannou a limited edition watch from Jacob&Co called "Heart of Ronaldo". It is worth around £100,000.⌚️✨
Cristiano will be present at the fight between Fury and Ngannou on Friday in Riyadh. ????????????pic.twitter.com/Mhdv5YSSBc
— Football Tweet ⚽ (@Football__Tweet) October 24, 2023
“A abordagem ofensiva do Al Nassr é aterradora, os seus jogadores podem fazer a diferença com qualquer remate. Vi o último jogo do Al Nassr e claro que vimos os golos do Cristiano e do Talisca, por isso o primeiro ponto que temos é evitar erros em áreas próximas e defender bem. Estudámos bem o Al Nassr e, mesmo com ausências, vimos cá para apresentar um jogo especial”, comentou Galtier no lançamento do jogo frente a um Al Nassr que somava duas vitórias na competição (2-0 com o Persepolis, 3-1 com o Istiklol) e que tinha Ronaldo em grande momento: cinco golos nos últimos três jogos (nove nos últimos sete, tantos golos como jogos esta época pelo conjunto de Riade (18) e 41 golos no ano civil de 2023 sem querer parar por aqui.
“Os fãs fazem-me feliz e eu faço-os felizes. Tenho 38 anos e continuo a ajudar e a ser útil à equipa. Tenho de estar grato por isso. O que me trouxe até ao topo foi o trabalho árduo, mas sem a minha equipa nada disto teria sido possível. Continuarei a jogar esta época e na próxima. Depois olharei para o meu corpo para ver se posso ou não continuar. O jogo com o Damac? Foi difícil, especialmente por ter surgido após os jogos das seleções e consequentes viagens”, tinha destacado depois do último jogo. Agora, foi melhor ainda. Aliás, quanto mais o tempo passa, mais novo parece estar. E foi assim que, com dois golos fantásticos mais uma assistência de calcanhar, Ronaldo contribuiu de forma decisiva para um triunfo “a ferros” por 4-3.
Two goals and an assist for Ronaldo.
38 years old and ???????????????????? lighting it up ???? pic.twitter.com/McEjb2lNl7
— B/R Football (@brfootball) October 24, 2023
???? AL NASSR WIN THEIR FIRST GAME IN HISTORY AGAINST AL DUHAIL. ????????✖???????? pic.twitter.com/HT6NGtRUMf
— TCR. (@TeamCRonaldo) October 24, 2023
A primeira parte mostrou o porquê de o Al Nassr nunca ter ganho ao Al Duhail nesta Champions asiática em quatro encontros no passado. O conjunto do Qatar apresentou-se bem organizado em campo, a controlar os momentos de jogo para não ser surpreendido em transições e a explorar da melhor forma a profundidade que ficava nas costas da linha defensiva do conjunto de Riade. No entanto, acabou por imperar a eficácia: todas as oportunidades dos visitantes saíram desenquadradas ou foram travadas por Nawaf Alaqidi, ao passo que uma das duas do Al Nassr resultou em golo com Cristiano Ronaldo a assistir de calcanhar Talisca para um remate cruzado de pé direito sem hipóteses (25′). A defesa qatari liderada pelo central internacional Rúben Semedo teve apenas mais um calafrio e de novo com o português no último passe, desta vez com o desvio de cabeça de Sadio Mané a sair a rasar o poste da baliza de Zakaria em cima do intervalo.
Cristiano Ronaldo's backheel assist sets up Talisca's opener for Al Nassr in the AFC Champions League.
Ronaldo is still making the difference on Tuesday nights ???????? pic.twitter.com/SttMDvk2K9
— ESPN FC (@ESPNFC) October 24, 2023
O recomeço da partida trouxe outra vez a melhor versão ofensiva do Al Duhail, com Coutinho a acertar no poste com um desvio quase de futsal na área (52′) antes de Olunga marcar mas ver o lance anulado por um fora de jogo quase milimétrico confirmado pelo VAR (54′). O empate parecia próximo mas em pouco mais de cinco minutos o resultado passou para três golos de diferença: Sadio Mané aproveitou um cruzamento de Sultan Al-Ghannam da direita para rematar rasteiro na área para o 2-0 (56′), Ronaldo descaiu sobre a direita para arriscar a meia distância de pé esquerdo para um golo fantástico que fez o 3-0 (61′). Tudo parecia estar arrumado mas em menos de cinco minutos reabriu: Ismail Mohamad reduziu num cabeceamento ao segundo poste muito consentido pela defesa contrária (63′), Almoez Ali fez o 3-2 num remate que bateu ainda num defesa (67′). A batalha ia até final, Ronaldo durou até ao final. E foi o português que aumentou para 4-2, num remate fantástico de primeira de pé esquerdo (81′), antes de Olunga fechar de vez o 4-3 (85′).
CRISTIANO RONALDO WHAT A GOAL! ???? https://t.co/xm82p8qqXl
— TC (@totalcristiano) October 24, 2023
CRISTIANO RONALDO WHAT A GOAL! ???? https://t.co/F5zieJaxsl
— TC (@totalcristiano) October 24, 2023