O patriarca latino de Jerusalém, o cardeal italiano Pierbattista Pizzaballa, que é o mais elevado representante da Igreja Católica no território de Israel e Palestina, dirigiu esta semana uma mensagem, dirigida aos jovens católicos portugueses e gravada a pedido de Américo Aguiar, para lhes agradecer pela “solidariedade” e pela “oração” neste tempo de guerra na Terra Santa.
Na mensagem, que o cardeal Américo Aguiar pretende exibir numa vigília de oração pela paz em Israel que decorre na diocese de Setúbal esta sexta-feira, o cardeal Pizzaballa garante que o povo de Israel e da Palestina está “com medo” desta nova fase do conflito, mas sublinha que a fé impede o desespero.
“Estamos novamente a viver na Terra Santa, em Jerusalém e especialmente em Gaza, uma situação terrível. Uma guerra que está a ferir a vida de tantas pessoas”, diz o patriarca latino de Jerusalém no curto vídeo, de 50 segundos. “Obrigado pela vossa solidariedade, obrigado pela vossa oração.”
“Não estamos desesperados. Estamos preocupados, muitos de nós estamos também com medo, porque a situação é terrível. Mas temos Jesus connosco. E, como disse, esta situação não vai parar o nosso amor nem o nosso desejo de paz”, acrescenta Pizzaballa.
“O vosso apoio é importante. Pela oração e pela solidariedade”, terminou. “Obrigado por isso, obrigado pela vossa união.”
O frade franciscano Pierbattista Pizzaballa é, desde outubro de 2020, o patriarca latino de Jerusalém, liderando uma diocese que tem jurisdição católica sobre Israel, Palestina, Jordânia e Chipre. É o principal representante do Papa Francisco na Terra Santa, um território com uma complexa história religiosa que contribui em grande medida para o atual conflito, e que é lugar sagrado para as três religiões monoteístas — Judaísmo, Cristianismo e Islão.
Pizzaballa foi criado cardeal em 30 de setembro de 2023, no mesmo consistório que Américo Aguiar, que esta quinta-feira toma posse como bispo de Setúbal.
A mensagem em vídeo deverá ser exibida numa “vigília de oração pela escuta, o diálogo e a paz”, organizada pela pastoral juvenil da diocese de Setúbal, que decorre esta sexta-feira pelas 21h15 na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha (concelho do Seixal).
Esta é uma de muitas iniciativas promovidas pela Igreja Católica esta sexta-feira, em resposta ao apelo do Papa Francisco para que o dia 27 de outubro seja um dia de “jejum, oração e penitência” pela paz no mundo. Francisco vai presidir a este dia de oração pela Terra Santa a partir da basílica de São Pedro, no Vaticano.