Chama-se hobby horsing (“equitação em cavalinhos de pau”, numa possível tradução em português), ou equitação vegana, e é, em poucas palavra, uma corrida de cavalos sem cavalos. Pelo menos dos reais.

A modalidade é conhecida na Finlândia há mais de uma década mas a sua popularidade tem aumentado nos últimos tempos através das redes sociais. No Tiktok, foram vários os vídeos que começaram a circular de um campeonato mundial em que os atletas cavalgam sobre cavalos de madeira, imitam o galopar do cavalo real — e o seu relinchar — e saltam barreiras, tal como acontece numa prova de equitação dita convencional.

https://www.youtube.com/watch?v=JV1GDm1-YLk

Considerado um desporto, o hobby horsing pratica-se nas escolas e, a cada ano, é organizada uma competição em Helsínquia. Mas não só: a modalidade trouxe vários aficionados a Vendéia, no final do mês de outubro, para a grande final da versão francesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com mais de 100 participantes e 2.500 animadores, o concurso é realizado por equipas e composto por três provas. Segundo explica o El Mundo, a primeira fase é a doma, onde os seis cavaleiros executam uma coreografia na qual têm de reproduzir os movimentos do cavalo. De seguida vem o relincho, onde pelo menos um dos atletas da equipa tem de imitar o som do cavalo. Por fim, a prova de obstáculos, onde os participantes, vestidos a rigor, saltam com os seus cavalos de madeira por cima de barreiras. Há ainda uma fase extra: a coreografia livre em que, durante alguns minutos, os participantes têm de improvisar movimentos equestres ao ritmo da música.

De acordo com a página This Is Finland, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, cerca de metade dos participantes tem experiência em equitação convencional, acabando por levar algumas das características das provas de equitação com cavalos vivos para os campeonatos de equitação vegana. A modalidade “envolve imaginação, inovação e pensamento independente — tudo qualidades que são motivo de orgulho na Finlândia e são altamente valorizadas no mundo atual”, lê-se no artigo.

Para além da Finlândia e França, o hobby horsing está também a ganhar popularidade na Suécia, Dinamarca, Países Baixos, Reino Unido, EUA, Rússia, Austrália e também em países asiáticos.