886kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Avillez eleito o 33º melhor chef do mundo numa lista liderada pelo espanhol Dabiz Munõz

Este artigo tem mais de 6 meses

Os The Best Chefs Awards foram entregues no México e revelaram a lista dos 100 melhores chefs do mundo e há dois portugueses. Avillez ocupa o 33º lugar e João Oliveira fecha a lista.

O chef José Avillez conquistou o 33º lugar na lista dos The Best Chefs Awards. Já em junho o seu restaurante Belcanto tinha conquistado a 25ª posição no ranking The World’s 50 Best
i

O chef José Avillez conquistou o 33º lugar na lista dos The Best Chefs Awards. Já em junho o seu restaurante Belcanto tinha conquistado a 25ª posição no ranking The World’s 50 Best

ANDRÉ DIAS NOBRE / OBSERVADOR

O chef José Avillez conquistou o 33º lugar na lista dos The Best Chefs Awards. Já em junho o seu restaurante Belcanto tinha conquistado a 25ª posição no ranking The World’s 50 Best

ANDRÉ DIAS NOBRE / OBSERVADOR

A lista dos 100 melhores chefs do mundo, segundo os The Best Chefs Awards, foi revelada esta terça-feira e conta com dois portugueses. O chef José Avillez alcança a 33ª posição, enquanto o chef João Oliveira encerra a tabela com o 100º lugar.

O chef Avillez reagiu à distinção na sua conta de Instagram. “#33 Melhor Chef do Mundo. Nem sei bem o que dizer senão que é um enorme orgulho poder representar Portugal e a gastronomia portuguesa e que estas distinções são acima de tudo das minhas equipas e de todos os cozinheiros Portugueses”, escreveu o chef Avillez e deixou também um “obrigado” em letras grandes. Acrescentou ainda os parabéns “a todos os premiados principalmente os amigos” seguindo-se uma lista de inúmeros nomes que termina com a do grande vencedor destes prémios, Dabiz Muñoz.

O 33º lugar é um significativo salto para o chef do restaurante Belcanto, que na lista de 2022 ocupou o 80º lugar. No passado mês de junho este restaurante tinha conquistado a 25ª posição no ranking The World’s 50 Best e foi a melhor classificação de sempre para um chef português. Na edição anterior tinha ficado em 46.º lugar.

A lista dos 100 melhores chefs do mundo encerra com um nome português: João Oliveira, do restaurante Vista, no Hotel Bela Vista. No ano passado o chef Henrique Sá Pessoa ocupava o 70º lugar, mas este ano ficou de fora. O chef austríaco Hans Neuner também merece destaque porque o seu 71º lugar é em parte português, uma vez que há vários anos que trabalha no restaurante Ocean, no Algarve.

João Oliveira: a vida do rapaz que foi de árbitro a chef Michelin

A edição de 2023 dos The Best Chefs Awards teve lugar em Mérida, na região de Yucatán, no México, na madrugada desta terça-feira. Pelo terceiro ano consecutivo, o chef espanhol Dabiz Muñoz foi coroado o melhor do mundo. Na segunda posição está outro espanhol, Albert Adrià, e o terceiro lugar é ocupado por uma mulher, a eslovena Ana Roš. A lista completa pode ser consultada no site da competição.

Poucas horas antes, o chef José Avillez tinha representado Portugal na entrega dos prémios La Liste 2024. Portugal foi distinguido com o prémio New Destination Champion, seleção internacional. A seleção local a Bretanha (França) foi a vencedora. Este prémio “distingue uma cidade, região ou país em plena expansão gastronómica, que em breve será um destino obrigatório para os gourmets”, segundo o site.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.