A lista dos 100 melhores chefs do mundo, segundo os The Best Chefs Awards, foi revelada esta terça-feira e conta com dois portugueses. O chef José Avillez alcança a 33ª posição, enquanto o chef João Oliveira encerra a tabela com o 100º lugar.
O chef Avillez reagiu à distinção na sua conta de Instagram. “#33 Melhor Chef do Mundo. Nem sei bem o que dizer senão que é um enorme orgulho poder representar Portugal e a gastronomia portuguesa e que estas distinções são acima de tudo das minhas equipas e de todos os cozinheiros Portugueses”, escreveu o chef Avillez e deixou também um “obrigado” em letras grandes. Acrescentou ainda os parabéns “a todos os premiados principalmente os amigos” seguindo-se uma lista de inúmeros nomes que termina com a do grande vencedor destes prémios, Dabiz Muñoz.
O 33º lugar é um significativo salto para o chef do restaurante Belcanto, que na lista de 2022 ocupou o 80º lugar. No passado mês de junho este restaurante tinha conquistado a 25ª posição no ranking The World’s 50 Best e foi a melhor classificação de sempre para um chef português. Na edição anterior tinha ficado em 46.º lugar.
A lista dos 100 melhores chefs do mundo encerra com um nome português: João Oliveira, do restaurante Vista, no Hotel Bela Vista. No ano passado o chef Henrique Sá Pessoa ocupava o 70º lugar, mas este ano ficou de fora. O chef austríaco Hans Neuner também merece destaque porque o seu 71º lugar é em parte português, uma vez que há vários anos que trabalha no restaurante Ocean, no Algarve.
João Oliveira: a vida do rapaz que foi de árbitro a chef Michelin
A edição de 2023 dos The Best Chefs Awards teve lugar em Mérida, na região de Yucatán, no México, na madrugada desta terça-feira. Pelo terceiro ano consecutivo, o chef espanhol Dabiz Muñoz foi coroado o melhor do mundo. Na segunda posição está outro espanhol, Albert Adrià, e o terceiro lugar é ocupado por uma mulher, a eslovena Ana Roš. A lista completa pode ser consultada no site da competição.
Poucas horas antes, o chef José Avillez tinha representado Portugal na entrega dos prémios La Liste 2024. Portugal foi distinguido com o prémio New Destination Champion, seleção internacional. A seleção local a Bretanha (França) foi a vencedora. Este prémio “distingue uma cidade, região ou país em plena expansão gastronómica, que em breve será um destino obrigatório para os gourmets”, segundo o site.