Já é possível encomendar o futuro Range Rover eléctrico, alimentado exclusivamente por bateria. O construtor britânico abriu as pré-reservas para o seu topo de gama eléctrico e os candidatos a clientes já começaram a formar fila, tentando ser os primeiros a chamar seu ao primeiro Range Rover que não recorre a motores de combustão desde 1969. E o fabricante afiança que o novo modelo a bateria não perderá em nada para a versão animada pelo imponente V8 a gasolina sobrealimentado.

Aproveitando os conhecimentos adquiridos com as participações do grupo Jaguar Land Rover na Fórmula E, através da equipa Jaguar, a Land Rover recorreu a tudo o que de melhor e mais avançado possui para o seu primeiro topo de gama que não queima combustível fóssil. Para começar, nada de arquitecturas antiquadas, derivadas de modelos a combustão, uma vez que o Range Rover EV vai recorrer à nova plataforma do grupo, a Modular Longitudinal Architecture, com vantagens em termos de peso e aproveitamento de todo o comprimento e largura para maximizar o espaço interior.

Paralelamente, o construtor concebeu um sistema eléctrico a 800V, o dobro do que é utilizado na generalidade dos veículos eléctricos, o que permite reduzir a amperagem para a mesma potência, diminuindo o aquecimento e aumentando a eficiência. E ao contrário do que aconteceu como Jaguar I-Pace, cuja produção foi entregue aos austríacos da Magna Steyr, o Range Rover será integralmente fabricado pela marca em Solihull, no Reino Unido, dos motores às baterias, passando pelo chassi e pela montagem final.

Garantindo que o Range eléctrico será tão dinâmico como a actual versão com a gasolina, que extrai 615 cv do 4.4 V8, a Land Rover assegura ainda que as aptidões para circular fora de estrada não serão inferiores no SUV de luxo a bateria, pois começa por ser capaz de atravessar cursos de água com até 850 mm de profundidade. Este dado avançado pelo fabricante deverá incluir a capacidade das suspensões pneumática para elevar a altura da carroçaria ao solo. A marca revelará mais dados sobre o seu próximo topo de gama eléctrico à medida que se aproxima a introdução no mercado, o que acontecerá em 2024.

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