A Distrital de Aveiro do PSD definiu na última noite que o cabeça de lista do partido por Aveiro nas eleições Legislativas de 2024 deverá ser um aveirense, de preferência o líder dos social-democratas, Luís Montenegro.
A decisão sobre o nome que irá encabeçar a lista do PSD pelo círculo de Aveiro nas Legislativas que terão lugar a 10 de março foi tomada durante a reunião extraordinária da Assembleia Distrital de Aveiro do PSD, que decorreu na noite de quinta-feira, em Espinho.
“Se (o cabeça de lista) puder ser Luís Montenegro melhor, mas se não for ele que seja um aveirense, porque admitimos que ele possa ser cabeça de lista por Lisboa”, disse à Lusa o presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD, Emídio Sousa.
Luís Montenegro. O “matemático” que nem sempre soube fazer contas
Natural do Porto, Montenegro escolheu Espinho, no distrito de Aveiro, como o local da sua residência de família, tendo sido já cabeça de lista neste distrito em 2015, quando o PSD concorreu coligado com o CDS-PP.
Emídio Sousa referiu ainda que durante a reunião da Distrital do PSD foi aprovada por “unanimidade e aclamação” a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Aveiro.
A Comissão Política Distrital foi ainda mandatada para adicionar os nomes necessários para cumprir a lei da paridade e para a indicação de alguma personalidade que possa integrar as listas, para além dos nomes indicados pelas diferentes secções concelhias.
Emídio Sousa explicou que, neste momento, os nomes foram ordenados pela ordem alfabética dos concelhos, adiantando que ainda vai haver uma próxima reunião, na primeira semana de janeiro, para “afinar alguns aspetos relacionados com a presença de alguns independentes e com o cabeça de lista”.
Nas últimas eleições Legislativas, em 2022, o cabeça de lista do PSD por Aveiro foi António Topa Gomes, engenheiro civil e professor universitário, natural de Santa Maria da Feira, seguindo-se a aguedense Paula Cardoso no segundo lugar, e Ricardo Sousa, de Espinho, na terceira posição.
Nesse ato eleitoral o PSD elegeu sete deputados no distrito de Aveiro, mais um do que em 2019. O PS foi a força política mais votada, com oito mandatos.