A mais recente versão do BMW M2 é um desportivo com raça e talhado para quem gosta de se divertir ao volante. É relativamente compacto, com 4,58 m de comprimento, o que lhe permite ser relativamente leve (1800 kg) e possui um chassi pensado para ser eficaz. Para motorizar este cocktail, que tem exclusivamente tracção traseira, nada melhor do que um emblemático motor 3.0 sobrealimentado com seis cilindros em linha, o que transforma este coupé de três volumes e duas portas num sucessor do M3 E36 fabricado entre 1992 e 1999. Só que mercê de um turbocompressor, o motor fornece agora 460 cv e 550 Nm de binário, em vez dos 286 cv do M3 de há 30 anos.
Face a este potencial enquanto desportivo, não é tarefa fácil o Kia EV6 bater-se de igual para igual com o coupé alemão. Para começar o EV6 é maior (4,695 m) e mais pesado (2200 kg), fruto de possuir um habitáculo e mala mais generosos, situação inerente ao seu estatuto de berlina familiar, para mais com orientação crossover, ou seja, sem medo de incursões ocasionais por estradas de terra.
The BMW M2 and Kia EV6 GT aren't obvious competitors, but that's not going to stop us from putting them head-to-head in this gas vs electric U-Drags race
— Edmunds (@edmunds) December 29, 2023
Mas o topo de gama do EV6 escolhido para este confronto não é um eléctrico qualquer, uma vez que o GT monta dois motores eléctricos, um por eixo para assegurar tracção integral, que somam 585 cv, mais 125 cv do que o seu rival, o que o carro alemão compensa ao ser 400 kg mais leve, uma vez que o Kia pesa 2200 kg, em parte devido à bateria com uma capacidade de 77,4 kWh, contra um depósito de 52 litros no M2.
O frente-a-frente entre o M2 e o EV6 GT foi montado pela Edmund, uma empresa especializada na indústria automóvel, e consistiu no que os organizadores denominam “U Drag”, ou seja, um arranque até aos 402 metros (1/4 de milha), uma travagem forte, duas curvas apertadas e nova aceleração de 402 metros. E a disputa prometia ser equilibrada, pois o BMW deveria ter vantagem na travagem e nas curvas, por ser mais leve, enquanto o Kia deveria ser mais célere das acelerações, uma vez que o EV6 GT necessita de 3,5 segundos para chegar aos 100 km/h, ao passo que o M2 alcança essa fasquia 0,6 segundos depois.
A velocidade máxima favorece igualmente o EV6 GT (260 km/h contra 250 km/h do M2) e a autonomia beneficia o BMW, apesar de menos do que se poderá pensar, uma vez que os 52 litros do M2 não deverão permitir percorrer 500 km, contra os anunciados 424 km do Kia. O tempo para “abastecer” é igualmente inferior no M2, embora o Kia reivindique 18 minutos para ir de 0% a 80% da carga da bateria, se alimentada a 240 kW. Veja abaixo o resultado do confronto: