De paisagens agrícolas ao processo de lã e tecelagem, as imagens vencedoras do Travel Photographer of the Year 2023, o concurso internacional de fotografia de viagem contemporânea, já são conhecidas. Pelos olhos de fotógrafos amadores e profissionais, as imagens deste ano retratam os altos e baixos da vida no nosso planeta.

Pelo segundo ano consecutivo, um fotógrafo esloveno ganhou o prémio principal. Depois de Matjaz Krivic ter conquistado o título em 2022, este ano o Travel Photographer of the Year 2023 foi para AndreJa Ravnak. Arquiteta de profissão, Ravnak conquistou o prémio através do seu trabalho sobre o cultivo de lúpulo na Eslovénia e as suas fotografias de campos na Itália e na República Checa.

Uma salamandra a comer ovos de uma rã, uma aranha-lobo com crias às costas ou uma cobra azul neón. Os prémios 2023 da Nature Conservancy

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há uma elegância subtil nos vencedores deste ano. Um leva-nos para paisagens simples, com cores delicadas e uma beleza textural, o outro para os campos de lúpulo, fora de época e despidos, prontos para a próxima plantação. Nenhum dos dois temas é óbvio, nenhum foi fotografado numa altura ideal do ano e, no entanto, ambos são cativantes e bastante bonitos”, afirmou Chris Coe, fundador do Travel Photographer of the Year, em comunicado.

“Tornar-me Travel Photographer of the Year é um enorme reconhecimento. Pela minha experiência pessoal, sei que não é fácil avaliar fotografia. As imagens não são mensuráveis, pelo que ser juiz é uma tarefa e uma responsabilidade complexas. Gostaria de agradecer ao painel de jurados por reconhecerem o meu trabalho. Vi muitas fotografias excelentes e criativas na final do TPOTY deste ano e é uma grande honra ver o meu trabalho reconhecido. Parabéns a todos os vencedores; juntos, estamos a documentar com entusiasmo este mundo maravilhoso, e talvez este seja um pequeno contributo, uma lembrança para preservar a sua maravilha para as gerações futuras”, acrescentou AndreJa Ravnak.

O Papa em Portugal, Marcelo na Ucrânia, a demissão de Costa e a guerra em Israel. 190 imagens de 2023

Entre a categorias vencedoras está também a Young TPOTY, que celebra o trabalho de fotógrafos jovens em ascensão. Este ano, os três vencedores são norte-americanos e têm idades entre os 14 e os 17 anos.

Com 14 anos, Caden Shepard Choi ganhou o prémio de Young Travel Photographer of the Year graças às suas fotografias em preto e branco do processo de lã e tecelagem do povo Navajo de Chinle, no Arizona. Lilly Zhang, de 17 anos, recebeu o Young TPOTY  (15-18 anos) com uma série de fotografias das delicadas paisagens do Marsh Creek State Park, na Pensilvânia. Por fim, Zayan Durrani, de 14 anos, recebeu o Young TPOTY (14 anos e menos) com o seu trabalho sobre o vulcão Litli-Hrutur em erupção na Islândia.