A fotogaleria acima — que está por ordem cronológica — mostra uma seleção das melhores fotografias que os fotojornalistas que colaboraram em 2023 com o Observador tiraram para ilustrar as notícias e reportagens mais marcantes do ano. Da política à cultura, do desporto à economia, da sociedade ao lifestyle. Mas não só: através das agências de notícias internacionais, como a Reuters e a Getty Images, mostramos também as imagens do que de mais importante se passou por todo o mundo.

Em Portugal, o ano ficou marcado pela vinda do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude — um dos maiores acontecimentos organizados pelo país —, mas também pela ida de Marcelo Rebelo de Sousa a Kiev, em agosto, onde se encontrou com Volodymyr Zelensky e discursou em ucraniano na cerimónia da Independência da Ucrânia. Já depois disso, claro, a crise política que se instalou e que levou à demissão do primeiro-ministro António Costa, com a marcação de novas eleições para 10 de março.

No contexto internacional, um novo conflito no Médio Oriente marcou os últimos meses de 2023, depois do ataque do Hamas a Israel, a 7 de outubro — e da resposta de Israel contra a Faixa de Gaza onde, desde o início do conflito, já morreram mais de 20 mil pessoas.

Tiradas um pouco por todo o país e em vários países do globo, as imagens da fotogaleria acima são da autoria dos fotojornalistas João Porfírio, André Dias Nobre, Filipe Amorim, Igor Martins, Diogo Ventura, Rui Oliveira, Tomás Silva, Melissa Vieira, Francisco Romão Pereira e de fotojornalistas da Agência Lusa, Reuters e Getty Images.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR