A Google já tinha feito saber que pretendia equipar o Android Auto com Inteligência Artificial (IA), para maximizar o potencial de ajuda ao condutor, facilitando a sua tarefa e, simultaneamente, tornando a condução mais segura, especialmente quando quem vai ao volante interage com o smartphone ou com o ecrã do veículo. O anúncio da integração da IA foi realizado durante a apresentação mundial do Samsung Galaxy S24 que, à semelhança de muitos outros telemóveis sobre base Android, irá poder usufruir destas vantagens.

Imagine-se ao volante, com o telemóvel associado ao sistema de infoentretenimento do automóvel e, durante a viagem, começam a “chover” mensagens, algumas bastantes longas, desviando prolongadamente a atenção da estrada para o ecrã, já para não falar no complexo que pode ser digitar a resposta. É certo que o recurso ao Google Assistant já simplifica o acto de responder, mas a IA vai facilitar ainda mais a tarefa do condutor.

Com a IA, o Android Auto vai ser capaz de interpretar a mensagem, por mais extensa que seja, e depois resumi-la, antes de a apresentar no ecrã central ao condutor, evitando assim que este desvie os olhos da estrada durante um período mais longo. E, para responder, o Android Auto sugere possíveis respostas à mensagem recebida.

A IA, associada às restantes ferramentas do Google, como o Google Maps, torna ainda possível indicar rapidamente ao condutor o tempo expectável para chegar ao destino. Isto sem sobrecarregar quem está aos comandos com os cálculos necessários para prever com exactidão a hora de chegada, uma vez que tudo será realizado automaticamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR