As autoridades aduaneiras apreenderam, no Aeroporto de Lisboa, 6.592 maços de tabaco de contrabando, em duas ações de fiscalização, num total de 131.840 cigarros, anunciou esta quarta-feira o Ministério das Finanças.

De acordo com uma nota esta quarta-feira divulgada, numa ação de controlo aduaneiro a dois passageiros provenientes de Angola foram apreendidos 71.200 cigarros de várias marcas e, numa segunda operação a passageiros procedentes de Atenas, foram apreendidos 60.640 cigarros da marca American Legend, perfazendo um total de 6.592 maços.

Segundo a mesma nota, o modo de operação foi comum nas duas tentativas, encontrando-se os cigarros “dissimulados em malas de viagem, transportadas pelos referidos viajantes.

Os suspeitos foram constituídos arguidos, encontrando-se indiciados, na sua forma qualificada, dos crimes aduaneiros de contrabando e introdução fraudulenta no consumo.

A Autoridade Tributária e Aduaneira acrescenta que a ação em causa “não só permitiu evitar a perda de milhares de euros, a título de direitos aduaneiros, IVA e imposto sobre o tabaco, como também se enquadra no combate à fraude pela defesa da saúde pública e da economia da União Europeia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR