Os cinco detidos no âmbito da Operação “Mistura Oriental”, que visou tabaco contrabandeado, ficaram sujeitos a apresentações periódicas e proibição de contactos entre si, confirmou a Procuradoria-Geral da República (PGR).
“O Ministério Público apresentou cinco detidos a primeiro interrogatório judicial, tendo o juiz de instrução criminal decidido aplicar-lhes, além do termo de identidade e residência, as medidas de coação de proibição de contactos entre si e com os demais suspeitos e apresentações trissemanais”, adiantou a PGR em resposta à Lusa.
A GNR deteve na terça-feira cinco pessoas numa operação em que apreendeu tabaco de mascar, mais de 300 mil euros em dinheiro e outras mercadorias, com um valor superior a 811 mil euros.
Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Operação “Mistura Oriental”, dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, levou à detenção de cinco homens, com idades entre os 19 e os 44 anos, e à constituição de outros nove arguidos, quatro pessoas e cinco empresas.
A Unidade de Ação Fiscal de Lisboa da GNR, com o apoio da PSP, executou 39 mandados de busca, dos quais 12 domiciliárias e 27 não domiciliárias, nos concelhos de Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Sintra, Seixal e Montijo.
“A operação visou uma estrutura criminosa organizada, com atuação maioritariamente na Grande Lisboa, indiciada pela prática dos crimes de introdução fraudulenta no consumo qualificada, associação criminosa, recetação de mercadoria objeto de crime aduaneiro e contrabando qualificado de tabaco de mascar”, adiantou a GNR.
No decurso das buscas a GNR apreendeu 771,72 quilos de papoila seca, “produto estupefaciente com origem indiciada na Áustria, tendo os factos sido comunicados à autoridade judiciária competente”.
Entre as mercadorias, bens e valores apreendidos, com um valor calculado em 811.281,77 euros, constam 341,97 quilos de tabaco de mascar, com origem na Índia e introduzido na União Europeia via Alemanha e Países Baixos; mais de 309 mil euros em dinheiro; quase três litros de líquido com nicotina e cerca de 13 quilos de noz de areca, produto usado para produzir a droga psicoativa arecolina.
Foram também apreendidas duas armas de fogo, 18 munições, 12 telemóveis, duas máquinas de embalamento automático, uma máquina de contar notas, várias peças em ouro e prata e documentos.
A Unidade de Ação Fiscal da GNR detetou ainda uma prestação tributária em dívida num montante estimado superior a 90 mil euros, respeitante ao Imposto Especial de Consumo (IEC) e IVA sobre os produtos de tabaco e nicotina apreendidos.