Uma nova erupção vulcânica começou esta quinta-feira de manhã na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, a terceira na região desde 18 de dezembro. Ainda não se sabe se desta vez Grindavik está sob ameaça da lava, como aconteceu a 14 de janeiro, mas a Lagoa Azul já foi evacuada.

As imagens televisivas mostram chamas acompanhadas de uma nuvem de fumo a sair de uma fissura.

Vários utilizadores e contas oficiais partilharam vídeos nas redes sociais da erupção do vulcão Þorbjörn, perto da cidade de Grindavik.

Das erupções vulcânicas ao deserto de habitantes. Islandeses que viviam em Grindavik podem não voltar a casa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A estação pública de televisão RUV disse que “a atividade sísmica perto de Fagradalsfjall intensificou-se às 05h20 (TMG, mesma hora em Lisboa) e o magma subiu à superfície por volta das 06h00” TMG.

De acordo com a informação avançada pelo The New York Times, a Lagoa Azul, um spa termal conhecido como um dos destinos turísticos mais famosos da Islândia e que fica a cerca de quatro quilómetros do vulcão, foi evacuada na manhã desta quinta-feira.

Depois do “dia negro”, atividade vulcânica diminui na Islândia. Mas “nada faz prever que a erupção está para acabar”

A 14 de janeiro, a última vez em que o vulcão entrou em erupção, a lava chegou à portas de Grindavik, incendiando mesmo algumas casas, e obrigando quatro mil pessoas a deixar a região.

Vulcão na Islândia. Proteção Civil diz que é “o evento vulcânico mais sério desde 1973” e que está apenas “no início”