Os clientes têm sempre razão e como as suas preferências apontam decididamente para os SUV, a Renault está apostada em reforçar a oferta deste tipo de veículos na gama, ampliando-a com o Symbioz que, com os seus 4,41 metros de comprimento, “encaixa” entre os 4,33 m do Captur e os 4,51 m do Austral. O novo modelo adopta igualmente a nova linguagem estilística da marca francesa, mais ousada e com personalidade, estando o arranque das vendas previsto para a Primavera.
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Para o novo SUV, a Renault recorreu à denominação do Symbioz Concept, protótipo que apresentou em 2017 e que, como pode ver na fotografia abaixo, seguia uma filosofia completamente distinta. Em vez da berlina futurista descapotável de há sete anos, o Symbioz de 2024 é mais volumoso, como é exigível a um SUV, exibindo linhas que fazem lembrar o próximo Scenic eléctrico.
O Symbioz não será eléctrico, apostando em versões com motores a combustão, para se tornar mais acessível. O motor mais interessante deverá ser o E-Tech Hybrid com 145 cv, um 1.6 full hybrid de quatro cilindros associado a uma curiosa caixa Multi-Mode com umas velocidades mecânicas e outras eléctricas, perfazendo um total de 15, para manter o motor atmosférico sempre dentro do regime ideal. Uma bateria com 1,2 kWh de capacidade completa o conjunto, que é similar ao que se pode encontrar no Clio e no Captur.
O facto de recorrer a esta mecânica e ser bastante leve permite concluir que a base para este novo SUV é a plataforma CMF-B, a mesma utilizada pelo Captur, em vez da CMF-CD que é utilizada pelo Austral, necessariamente mais pesada e dispendiosa. Segundo a marca gaulesa, o Symbioz montará em algumas versões o Solarbay, um tejadilho em vidro transparente que se torna opaco pelo simples toque num botão.