“PAN, PAN, PAN com manteiga vegetal é tão bom”. Foi uma das frases escolhidas pelo partido liderado por Inês Sousa Real para estar estampada em artigos de campanha, nomeadamente em sacos de pano. A escolha não passou despercebida ao RIR (Reagir, Incluir e Reciclar), que emitiu um comunicado a denunciar o que considera ser a apropriação de uma expressão da autoria de Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans.
“Foi com enorme estupefação que tomámos conhecimento de que o PAN ilegitimamente se apropriou de uma frase que nos lembra o famoso êxito Pão Pão, Fiambre Fiambre do nosso fundador Tino de Rans”, explicou o RIR, acrescentando que pretende “apresentar queixa junto das instituições próprias” e que exige “um pedido de desculpas público e a inutilização e retirada imediata de toda a propaganda eleitoral que contenha a frase”. Em causa está a semelhança com a letra “pão, pão, pão, pão, pão, pão, com manteiga é tão bom”, da música de Vitorino Silva.
Através de declarações escritas enviadas ao Observador, a presidente do RIR, Márcia Henriques, afirma que “é garantido” que o PAN não pediu autorização ao fundador do partido para utilizar a frase e diz que aguarda um pedido de desculpas. A queixa ainda não foi apresentada e não será se o PAN se retratar: “Não queremos prejudicar ninguém, nem comprar guerras. Só não queremos que abusivamente se colem à imagem do nosso fundador, que faz parte dos órgãos nacionais do partido e que é candidato ao círculo eleitoral do Porto”.
Para a presidente do RIR, o “trocadilho do PAN claramente associa a imagem de Tino de Rans” ao partido.
“Sou do RIR e não quero colar a minha imagem ao PAN, nem sequer dar-lhes palco”, afirmou Vitorino Silva, no comunicado divulgado pelo partido que defende. Posteriormente, o fundador do RIR partilhou um vídeo no YouTube onde fez referência à expressão usava pelo partido de Sousa Real: “Pão com manteiga vegetal é muito bom, mas votar no RIR e votar no Tino pelo Porto é muito melhor”.
Em declarações ao Observador, Márcia Henriques afirma que o vídeo de Tino de Rans teve como objetivo demarcar-se do PAN e “vincar que continuar a ser do RIR, para que não surja o boato contrário”. “Não podemos arriscar perder eleitores, que pensam que o Tino agora é do PAN”, nota.
O Observador também contactou o PAN para obter uma reação, sendo o partido disse ter “o maior respeito e consideração pelas boas ideias, como comer pão com manteiga numa manhã de domingo”. “Mas a bem da verdade, sabemos que a manteiga tem que ser naturalmente vegetal. É o que defendemos. Por isso, conseguimos aprovar uma proposta do PAN que reduziu o IVA das manteigas e margarinas vegetais para 6%. O pão pode ser quentinho e, já agora, com uma meia de leite vegetal”, lê-se na resposta.
O partido de Inês Sousa Real termina o comentário enviado ao Observador mostrando-se “disponível para tomar um bom pequeno almoço com o Tino de Rans e falar sobre isso”. “Em Penafiel, no interior do distrito. Marca a confeitaria.”
Notícia atualizada às 10h38 do dia 27/02 com a resposta do PAN ao Observador