O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu esta quinta-feira ao presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América uma “rápida adoção” do programa de ajuda militar para o seu país, num contexto de intensificação dos ataques russos.

O programa, avaliado em cerca de 60.000 milhões de dólares (cerca de 55.630 milhões de euros), está bloqueado no Congresso desde o ano passado.

“Informei o presidente da Câmara dos Representantes [Mike] Johnson sobre a situação no campo de batalha, em particular sobre o aumento dramático do terrorismo aéreo russo”, afirmou Zelensky, que falou com o responsável norte-americano por telefone.

Na plataforma de transmissão de mensagens Telegram, Zelensky, citado pela agência France-Presse (AFP), considerou que “a rápida aprovação da ajuda dos EUA à Ucrânia pelo Congresso é vital”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Johnson, republicano que controla os projetos de lei que são votados na Câmara Representantes, disse na semana passada que estava a analisar “uma série de vias” para ajudar a Ucrânia.

Em 22 de março, as forças russas lançaram o seu maior ataque aéreo às infraestruturas energéticas da Ucrânia nos dois anos que a guerra já ultrapassou.

De acordo com o chefe de Estado ucraniano, a Rússia disparou um total de 190 mísseis, enviou 140 drones e lançou 700 bombas teleguiadas em território ucraniano na semana passada.

Por sua vez, os EUA têm sido o principal apoio militar de Kiev desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.