Naquele que foi considerado pela BBC “o mais espetacular julgamento de sempre no Vietname”, a milionária Truong My Lan, de 67 anos, foi condenada à morte por desvio de fundos de um dos maiores bancos do país durante 11 anos.

Segundo as autoridades vietnamitas, My Lan realizou uma fraude de 304 triliões de dong, aproximadamente 11,6 mil milhões de euros — um valor que, de acordo com a Associated Press (AP), corresponde a 3% do PIB do Vietname. É a maior fraude financeira da história do país.

A presidente da empresa imobiliária Van Thinh Phat desviou o dinheiro do Banco Comercial Saigon através de “milhares de empresas fantasma”, realizando subornos a membros do governo e violando legislação bancária, de acordo com um comunicado do governo do Vietname citado pela AP. O caso envolveu 2700 testemunhas, 10 procuradores-gerais e perto de 200 advogados.

O julgamento insere-se na campanha anti-corrupção levada a cabo pelas autoridades do país desde 2016, que já levou à detenção de dois Presidentes, ao afastamento de vários ministros e ao julgamento dos maiores empresários do país por fraude e corrupção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Presidente do Vietname demite-se do cargo por suspeitas de corrupção

“Nunca houve um julgamento-espetáculo como este”, afirmou David Brown — um antigo oficial norte-americano, entretanto reformado, com experiência no Vietname —, em declarações à BBC.

Já Le Hong Hiep — responsável pelo programa de estudos sobre o Vietname no Yusof Ishak Institute in Singapore (ISEAS) — confessa estar “confuso”. “Não era nenhum segredo. Toda a gente no mercado sabia que Truong My Lan e o grupo Van Thinh Phat usavam o Banco Comercial Saigon como o seu porquinho mealheiro para financiar aquisições massivas de propriedade”, acrescenta o académico.

My Lan, que esteve envolvida na fundação do Banco Saigon, é detentora de mais de 90% das ações. A lei vietnamita, porém, não permite que nenhum indivíduo possa ter mais do que 5% de qualquer banco.

No julgamento de Truong My Lan, a empresária era acusada de escolher os dirigentes do banco que depois aprovariam os empréstimos às empresas-fantasma que detinha. Os créditos a My Lan perfaziam 93% dos empréstimos totais do banco.

Linh Nguyen, uma analista da consultora Control Risks, em declarações à AP, levanta a suspeita de outros bancos ou empresas “terem feito o mesmo e só não terem sido descobertos ainda”.

De acordo com a agência de notícias vietnamita, além da pena de morte, Truong My Lan foi condenada a 20 anos de prisão pelo crime de suborno e a 20 anos de prisão por violação dos regulamentos de acesso ao crédito nas instituições bancárias.

No Vietname, a pena de morte está prevista para 22 crimes, nomeadamente homicídio, assalto à mão armada, tráfico de drogas, abuso sexual de menores, violação e para uma série de crimes financeiros, como corrupção, fraude e desvio de fundos.