Vo Van Thuong apresentou esta quarta-feira a demissão do cargo de Presidente do Vietname, depois de suspeitas de corrupção terem caído sobre si. O pedido foi aceite pelo comité central do Partido Comunista vietnamita. Thuong abandonou o cargo praticamente um ano depois de ter sido eleito.

Segundo a Reuters, esta decisão deverá ser ratificada na quinta-feira, numa sessão extraordinária que decorrerá na Assembleia Nacional, localizada em Hanói, a capital do Vietname. Até ser conhecido o novo Presidente do país, Vo Thi Anh Xuan, vice-presidente de Thuong, vai assumir essa posição, cumprindo a Constituição vietnamita.

Thuong abandonou o cargo por suspeitas de corrupção, embora não sejam conhecidas as alegadas irregularidades que foram cometidas. De acordo com o La Vanguardia, estas poderão estar relacionadas com uma investigação recente de suborno de duas empresas de construção de infraestruturas, datadas de há uma década. Na altura, o agora ex-presidente era chefe provincial numa das três províncias afetadas pelo esquema.

A agência de notícias do Vietname indica que Thuong não agiu de forma adequada, considerando que as suas falhas “foram desaprovadas pela opinião pública, afetando a reputação do partido, do Estado e de si mesmo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR