Quatro anos depois do incêndio, a Notre Dame mantém-se firme em todos os aspetos. A estrutura resistiu ao fogo e a catedral, apesar de fechada ao público, persiste como um dos símbolos mais emblemáticos da cidade de Paris.

Após o incêndio ter sido extinto,  os bombeiros informaram que a estrutura da catedral estava a salvo e as principais relíquias e obras de arte preservadas. Agora, avança, o Guardian, algumas dessas obras de arte serão expostas ao público.

Tratam-se dos Mays (maios, em português), 13 pinturas a óleo de um conjunto total de 76, cujo nome se deve ao facto de terem sido oferecidas por ourives parisienses à catedral, a cada mês de maio, entre os anos de 1630 e 1707.

Depois de terem sido retiradas da Notre Dame pouco depois do incêndio, as pinturas foram restauradas pelo Mobilier National, uma entidade responsável por restauros históricos que integra o Ministério da Cultura francês. O projeto de restauração e exposição resulta de uma colaboração entre a pasta da Cultura e a direção cultural regional de Paris, a DARC Île de France.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As pinturas vão estar expostas de 24 de abril a 21 de julho de 2024, em Paris, mais precisamente na Galerie des Gobelins, antes de retornarem a Notre Dame para a tão esperada reabertura. Os bilhetes podem ser adquiridos no site oficial e custam 8€ — 7€ se forem para estudantes.

A exposição contará ainda com outras nove pinturas religiosas que foram salvas do incêndio e com o tapete da capela-mor de Notre Dame, usado em eventos importantes como o casamento de Napoleão III, que não sofreu grandes estragos. Estarão ainda expostas 14 tapeçarias da catedral.

“Tivemos sorte de tirar as pinturas de lá [da catedral] rapidamente e com apenas pó e alguns pequenos danos causados pela água. Foi mesmo milagroso”, disse o diretor das coleções do Mobilier National ao Guardian.

A reabertura da catedral de Notre Dame está agendada para o dia 8 de dezembro de 2024. Mas antes, no dia 15 de abril deste ano, haverá um Te Deum, uma celebração cristã de ação de graças, que irá assinalar os cinco anos da data do incêndio.

A catedral de Notre Dame incendiou-se a 15 de abril de 2019. Mais de 400 bombeiros estiveram no local a extinguir as chamas da famosa catedral gótica. Apesar de a estrutura ter ficado a salvo, o pináculo de Notre Dame acabou por colapsar algumas horas após o início do incêndio. Horas depois, o presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu reconstruir a catedral em cinco anos.

Incêndio em Notre Dame: o que é que já se sabe e o que falta saber