O TikTok decidiu suspender voluntariamente na União Europeia o serviço TikTok Lite, que oferece aos utilizadores recompensas em troca da realização de determinadas tarefas, enquanto “analisa as preocupações levantadas” por Bruxelas relativamente à possibilidade de ser viciante, especialmente para os mais novos.
A decisão foi anunciada na rede social X pelo TikTok, que salientou estar “sempre disposto a trabalhar de forma construtiva com a Comissão Europeia e outros reguladores”. O comissão europeu Thierry Breton, que temia que o serviço fosse tão “viciante e tóxico quanto os cigarros”, afirmou já ter tomado nota da suspensão.
Statement on TikTok Lite: "TikTok always seeks to engage constructively with the EU Commission and other regulators. We are therefore voluntarily suspending the rewards functions in TikTok Lite while we address the concerns that they have raised."
— TikTok Policy Europe (@TikTokPolicyEUR) April 24, 2024
“Os nossos filhos não são cobaias das redes sociais”, começou por escrever Breton, numa mensagem também partilhada no X, antes de acrescentar que as restantes investigações ao TikTok, relacionadas com o “risco de dependência na plataforma, continuam”.
Our children are not guinea pigs for social media.
I take note of TikTok’s decision to suspend the #TikTokLite “Reward Program” in the EU.
The cases against TikTok on the risk of addictiveness of the platform continue.#DSA ensures the safety of our ???????? online space. https://t.co/J1oI6zNI97
— Thierry Breton (@ThierryBreton) April 24, 2024
A preocupação com os efeitos negativos do serviço TikTok Lite, que foi lançado recentemente em Espanha e em França, na saúde mental dos utilizadores tinha levado a Comissão Europeia a abrir uma investigação. Bruxelas tinha dado à rede social até esta quarta-feira para “apresentar argumentos em sua defesa”, antes de adotar formalmente uma suspensão.
O serviço TikTok Lite tinha ficado disponível este mês na União Europeia e incentivava os utilizadores a executarem determinadas tarefas, como ver vídeos ou gostar de conteúdos, em troca de recompensas. O TikTok tinha-se mostrado “desapontado” com a abertura da investigação, no âmbito da Lei dos Serviços Digitais, garantindo que o Lite “não está disponível para menores de 18 anos e [que] há um limite diário para as tarefas de visualização de vídeos”. Agora, optou por suspender o serviço.