A PRIO arrancou este mês com o transporte de combustíveis líquidos por via-férrea, entre o Porto de Aveiro e Sines, que vai permitir retirar todos os meses dezenas de camiões das estradas, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, o Porto de Aveiro esclareceu que o Terminal de Granéis Líquidos recebeu, no dia 18 de abril, o primeiro de dois comboios do novo serviço regular de distribuição de biocombustível, inaugurado pela PRIO.

“Este primeiro serviço ferroviário foi concluído no dia seguinte e consistiu no total de dois comboios carregados com 720 toneladas de biocombustível cada, produzido a partir de resíduos no complexo PRIO Novas Energias situado no Porto de Aveiro”, refere a mesma nota.

Segundo o Porto de Aveiro, este novo serviço irá decorrer de forma regular, todos os meses, e vem em linha com os esforços conjuntos da PRIO e do Porto de Aveiro na redução da pegada carbónica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Citado na mesma nota, o presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, destacou a importância da primeira utilização comercial do feixe de linhas do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro para descarbonização dos transportes, adiantando que “este primeiro comboio permite retirar 26 camiões da estrada entre o Porto de Aveiro e Sines e transportar a sua carga num comboio elétrico”.

O responsável assinalou ainda que com este serviço ferroviário, o Porto de Aveiro vai continuar a reforçar a sua posição como “um importante hub logístico multimodal a nível europeu”.

Por seu lado, Luís Nunes, diretor da Prio Supply, referiu que a empresa tem procurado inovar e descarbonizar em todas as etapas da cadeia de abastecimento, da fase de produção até à entrega do produto final aos clientes.

“O que sentimos do mercado é que há um aumento da procura de combustíveis de qualidade e mais ecológicos. É um ótimo sinal que o mercado tem dado relativamente à transição energética e a PRIO tem correspondido”, concluiu.

Considerada a maior produtora de biocombustíveis em Portugal e uma das maiores produtoras europeias de biodiesel a partir de matérias-primas residuais, a PRIO assegura o escoamento desses biocombustíveis, através de uma rede de mais de 250 estações de serviço de Norte a Sul do país.

Para assegurar a sua competitividade nos combustíveis líquidos e no Autogás, a PRIO opera um terminal de armazenagem e logística primária independente em Aveiro, através da qual se pode abastecer no mercado internacional. Para assegurar o abastecimento da sua fábrica de biodiesel no mercado nacional, a PRIO coordena a recolha de óleos alimentares usados e de outras matérias-primas residuais em mais de 600 pontos de recolha em Portugal.