É sabido que os gatos têm uma especial adoração por caixas de cartão, seja para arranhar, morder ou para simplesmente dormir lá dentro. No caso de Galena, este fascínio levou a que, por engano, ficasse dentro de uma durante seis dias.

A gata de seis anos foi descoberta dentro de um pacote da Amazon depois de ter viajado 1600 quilómetros, desde Riverside, no estado norte-americano do Utah, onde vive com os seus tutores, até Los Angeles, Califórnia. Durante quase uma semana, Galena sobreviveu sem água e sem comida até ser encontrada por um funcionário da empresa norte-americana, que a levou depois até ao veterinário.

Segundo explica o The Guardian, os tutores de Galena, Carrie e Matt Stevens Clark, receberam uma encomenda da Amazon no início de abril com cinco pares de botas e, sem se aperceberem, quando devolveram o pacote, no dia 10 de Abril, a gata seguiu lá dentro.

Rapidamente notaram o seu desaparecimento, mobilizando família e amigos para ajudarem nas buscas pelo animal. Ao fim de uma semana, a 17 de abril, quase a perder as esperanças, o casal foi contactado por um veterinário que informou que o microchip de Galena tinha sido detetado em Los Angeles. Apesar de desidratada e com menos peso, a gata estava saudável. Segundo a BBC, apenas sobreviveu porque uma das ranhuras da caixa estava aberta e deixava entrar ar.

“Galeana adora caixas, faz parte da sua personalidade”, revelou Carrie Clark à estação KSL TV, citada na BBC, acrescentando que não acreditou quando soube que a gata tinha sido encontrada. “No início, não acreditei nela [a veterinária] e pensei que fosse uma partida”, afirmou, continuando: “Foi um reencontro espetacular! A Galena parou imediatamente de tremer e relaxou nos meus braços quando a voltei a segurar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR