O Bloco de Esquerda (BE) nos Açores manifestou nesta segunda-feira solidariedade perante o incêndio ocorrida no sábado no hospital de Ponta Delgada, esperando que seja retomado “o mais brevemente possível” o normal funcionamento da maior unidade de saúde açoriana.
“O partido está ao lado dos doentes que se encontravam à altura no hospital, bem como dos seus familiares”, sublinha o BE numa nota de imprensa.
Citado comunicado, o deputado do BE e dirigente regional do partido, António Lima, saúda os profissionais de saúde, bombeiros e “todos os que contribuíram para garantir a segurança dos doentes e que prestaram assistência no incêndio”.
O BE nos Açores salienta ainda o seu reconhecimento pela “dedicação e profissionalismo que conseguiram afiançar diante de tamanha calamidade”.
O Bloco acrescenta que espera que “tudo se faça para garantir a segurança de todos os doentes” e para que se possa “retomar, o mais brevemente possível, o normal funcionamento da maior unidade de saúde açoriana”.
No domingo, o governo dos Açores declarou a situação de calamidade pública devido ao incêndio que deflagrou no dia anterior no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), na ilha de São Miguel.
República vai apoiar reconstrução do Hospital de Ponta Delgada
A unidade de saúde que já foi alvo de vistorias, mas ainda não há previsão para retomar o normal funcionamento do equipamento.
O incêndio, que deflagrou pelas 9h40 locais de sábado (10h40 em Lisboa), obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados.
Na altura estavam no estabelecimento de saúde 333 doentes.