Os debates televisivos para as eleições europeias de 9 de junho arrancam esta segunda-feira. O debate final, na Rádio Observador, na Renascença, na TSF e na Antena 1, será no dia 3. Marta Temido (PS), Sebastião Bugalho (AD), João Cotrim Figueiredo (IL) e Francisco Paupério são os primeiros candidatos a entrar em cena, num debate a quatro que decorre na SIC às 21h00.

Pode ver o calendário todos os debates das europeias neste gráfico.

Os debates serão transmitidos pela RTP, SIC e TVI em horário nobre e contam a presença dos cabeças de lista dos oito partidos com assento parlamentar na Assembleia da República, de acordo com os critérios definidos: Sebastião Bugalho (AD), Marta Temido (PS), Tânger Corrêa (Chega), Cotrim Figueiredo (IL), Catarina Martins (BE), João Oliveira (CDU), Francisco Paupério (Livre) e Pedro Fidalgo Marques (PAN).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os debates terão 50 minutos, com uma tolerância até aos 55 minutos. Os tempos serão cronometrados e os espectadores verão esse tempo através de grafismo, sendo que os candidatos também os poderão acompanhar em estúdio.

Foram precisas três tentativas para que os partidos aceitassem um modelo de debates televisivos para as eleições europeias. Não vai haver frente a frentes, uma hipótese que foi desde o início recusada quer pela AD quer pelo PS — e que nas legislativas levou a que os candidatos debatessem entre si por 28 vezes. Entre acusações de fuga aos debates (da AD em relação ao PS) até à ameaça de uma providência cautelar por parte do Bloco de Esquerda (se todos os partidos não participassem por igual), acabou por se alcançar fumo branco.

A proposta vencedora veio, curiosamente, de um dos partidos, a Iniciativa Liberal. Fará com que haja seis debates com quatro partidos de cada vez, entre os três canais, RTP, SIC, TVI, e um debate final entre todos, na RTP. Vai realizar-se ainda, tal como nas legislativas, um debate a oito nas rádios, no dia 3 de junho.

Europeias. Temido diz que não consegue “fazer debates com todos” devido a “calendário curto”

PS aceita novo modelo de seis debates para as Europeias com quatro partidos nas televisões

AD diz que PS recusou frente a frente e quer “fugir a debate” com Sebastião Bugalho