O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, confirmou esta quarta-feira ao Presidente ucraniano, durante uma conversa telefónica, a presença de Portugal na Cimeira da Paz e assegurou o seu esforço para garantir “o máximo apoio internacional“, revelou Volodymyr Zelensky.
“Estou grato ao primeiro-ministro Montenegro por confirmar a presença de Portugal e por me garantir que o seu país utilizará os seus contactos para garantir o máximo apoio internacional para a Cimeira da Paz”, referiu o chefe de Estado ucraniano, numa publicação na rede social X.
Поспілкувався з Прем'єр-міністром Португалії Луїшем Монтенегру та поінформував його щодо ситуації на фронті та спроб Росії розширити війну.
Вся увага зараз зосереджена на наших поточних оборонних операціях і контактах із військовими, що зумовило необхідність відкласти всі…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 15, 2024
A cimeira sobre a fórmula da paz proposta por Kiev para a resolução do conflito com a Rússia, que decorrerá em 15 e 16 de junho na Suíça, foi discutida “em detalhe” pelos dois governantes, de acordo com Zelensky. “Tem o potencial de ser o primeiro passo para restaurar uma paz justa”, frisou o Presidente ucraniano.
A fórmula de paz de Zelensky baseia-se no pressuposto de que a solução para o atual conflito com a Rússia surgirá quando Moscovo abandonar os territórios ucranianos que ocupa e a soberania e a integridade territorial da Ucrânia forem restauradas.
Zelensky adiantou ainda que informou Montenegro “sobre a situação da linha de frente e as tentativas da Rússia de expandir a guerra”. “Toda a atenção está agora focada nas nossas operações defensivas em curso e no contacto com os militares, necessitando do adiamento de todas as visitas estrangeiras”, referiu ainda.