Foram meses de conversações que acabaram por não dar em nada. Depois de negociar o desenvolvimento em conjunto de uma base para um pequeno automóvel eléctrico, capaz de ser comercializado por menos de 20.000€, a Renault e a Volkswagen deram o assunto por encerrado e vai cada uma para o seu lado. Este “divórcio” pode ser interpretado como uma machadada nas expectativas de poder ter em breve mais duas propostas eléctricas baratas, mas a realidade pode ser bem distinta.

Embora este divórcio entre dois dos maiores grupos fabricantes de automóveis europeus possa parecer um revés na democratização dos veículos eléctricos, tornando-os mais acessíveis, é igualmente possível interpretar este “cada um vai para o seu lado” como uma vitória. Isto porque tudo indica que vamos mesmo ter em breve o mini EV da Renault (a retomar as linhas da popular primeira geração do Twingo) e o seu rival mini EV da VW (com as dimensões de um Lupo, mas com as formas do protótipo VW ID.2All ou do seu antecessor ID.Life). Digamos que perdemos dois eléctricos baratos com base comum e ganhámos dois veículos concorrentes e tecnologicamente distintos, o que até pode gerar modelos mais interessantes para o público.

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A VW foi a primeira a avançar com a ideia de conceber um pequeno eléctrico com um “preço-canhão” — isto se descontarmos o Spring da Dacia, que é grupo Renault —, mas a Renault foi mais longe ao anunciar que o Twingo EV vai repetir a receita do seu antecessor de 1992, recuperando a estética do passado, associando-o a um preço competitivo e, ainda, anunciando um consumo anormalmente baixo, na casa dos 10 kWh/100 km. Agora que cada marca vai lutar por si, resta saber quem proporá o melhor mini EV em termos de espaço interior (dadas as pequenas dimensões exteriores) e de consumos, com reflexos nos custos de utilização. Isto para além da estética atraente, um desafio para um modelo com menos de 4 metros.

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Os construtores francês e germânico não revelaram os motivos para o divórcio, mas a Reuters avança com potenciais explicações. A Renault regressa à prancheta de design, tendo em vista colocar no mercado o Twingo eléctrico por “menos de 20.000€”, segundo o CEO Luca de Meo, enquanto a VW parece agora estar mais confiante em colocar no mercado um mini EV por 20.000€. Isto apesar de o actual CEO do grupo alemão, Oliver Blume, ter afirmado em Novembro que não era evidente que fosse rentável um eléctrico por esse preço.