480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Reserva Federal

Mercados Financeiros

O que faria se fosse Lagarde? "Demitia-me"

Mark Mobius, investidor conhecido como "Padrinho dos Mercados Emergentes", critica o BCE e a Reserva Federal por terem "imprimido dinheiro como doidos – é claro que viria aí inflação...".
BCE

BCE. Estados só devem apoiar os mais vulneráveis

Num painel partilhado pelos líderes do BCE, Christine Lagarde, e Jerome Powell, da Fed, a francesa alertou contra "apoios generalizados" a "segmentos indiscriminados da população".
Reserva Federal

Membro da Fed admite 2 anos até inflação de 2%

Loretta Mester, presidente da Fed de Cleveland e membro da cúpula da Reserva Federal americana, aponta “dois anos” até a economia norte-americana chegar à meta de 2% de inflação. Mas afasta recessão.
Reserva Federal

Fed aumenta juros em 75 pontos e acelera subidas

Reserva Federal aumentou as taxas de juro em 75 pontos-base, para um intervalo entre 1,5% e 1,75%, e garante ter um "compromisso forte" com a descida da taxa de inflação para a meta de 2%.
Mercados Financeiros

"Vem aí recessão, mas pode ser bom para as bolsas"

Líder da estratégia em ações da Allianz Global Investors diz que Europa e EUA vivem "desaceleração sincronizada" mas se a inflação recuar as bolsas podem recuperar das fortes perdas dos últimos meses.
Reserva Federal

EUA. Reserva Federal sobe juros em 50 pontos-base

Com uma inflação superior a 8% e desemprego em apenas 3,6%, o banco central mais poderoso do mundo decidiu subir as taxas de juro em 50 pontos-base. Desde 2000 que não subia os juros tão bruscamente.
Mercados Financeiros

Juro da dívida supera 1,3% primeira vez desde 2020

Os juros da dívida de Portugal a 10 anos superaram a fasquia dos 1,3% a 10 anos, o que aconteceu pela primeira vez desde início da pandemia. Fed admitiu subir taxas "agressivamente".
Reserva Federal

Fed pronta para acelerar subida das taxas de juro

A maioria dos membros do comité de política monetária da Reserva Federal quer que as taxas fiquem perto de 1,75% no final deste ano, o que implica várias subidas, talvez mesmo uma em cada reunião.
Reserva Federal

EUA. Fed sobe juros pela primeira vez desde 2018

Banco central mais poderoso do mundo dá primeiro sinal concreto no sentido de apertar a política monetária, confrontado com uma taxa de inflação de perto de 8%.
Mercados Financeiros

EUA. Fed confirma que taxa de juro sobe este mês

Discurso do presidente do banco central dos EUA confirma que, apesar da "incerteza elevada" causada pela guerra na Ucrânia, a Fed considera ser "apropriado" subir as taxas de juro daqui a poucos dias.
Reserva Federal

Reserva Federal diz que inflação pode prolongar-se

O aumento de preços nos Estados Unidos é o mais alto em 31 anos e a inflação anual acelerou em outubro para 5%, segundo o índice PCE do Departamento do Comércio.
Reserva Federal

EUA. Jay Powell reconduzido como presidente da Fed

Joe Biden optou por reconduzir Jerome ("Jay") Powell para um segundo mandato à frente da Reserva Federal, o banco central mais poderoso do mundo. Lael Brainard passa a ser vice-presidente.
Reserva Federal

EUA. Reserva Federal começa retirada dos estímulos

Banco central dos EUA avança para o "taper" (estreitamento) do ritmo mensal de compras de ativos, embora seja "altamente incerto" quando é que os problemas nas cadeias de fornecimento vão melhorar.
Mercados Financeiros

Inflação empurra os juros. Euribor pode ir atrás?

Inflação acelera nos EUA e, também, na Europa. Bancos centrais dizem que é transitório e, publicamente, juram não retirar os estímulos em breve. Mas há quem tenha dúvidas de que será mesmo assim.
Coronavírus

Fed lança mega-plano de estímulo. Juro cai para 0%

O banco central norte-americano tenta antecipar-se ao que podia ser mais uma "segunda-feira negra" nos mercados. E bancos centrais incluindo BCE lançam ação coordenada para dar liquidez ao mercado.
Coronavírus

Fed corta juros para mitigar riscos do coronavírus

Foi a primeira vez desde a crise financeira de 2008 que o banco central norte-americano anunciou um corte dos juros de forma imprevista, isto é, fora do contexto da habitual reunião mensal.
Reserva Federal

Powell lembra independência do banco central

As decisões "baseiam-se apenas numa análise prudente, objetiva e não política", disse o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell. Trump afirmou que teve "uma reunião muito boa e muito cordial".
Presidente Trump

Reserva Federal desce taxa de juro, Trump protesta

A Reserva Federal dos EUA anunciou uma descida de 25 pontos base nas suas taxas de juro, a segunda em dois meses, prometendo agir de forma apropriada a "manter a expansão". Trump queria descida maior.
Reserva Federal

EUA. Reserva Federal cortou taxas de juro 

A taxa dos fundos federais diminui para um intervalo entre 2% e 2,25%. Trata-se do primeiro corte desde a crise financeira de 2008. Medida deve-se à inflação e ao estado da economia global.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Lagarde reage a críticas de Trump à Fed

Diretora-geral do FMI sublinhou importância da independência dos bancos centrais, como a Reserva Federal norte-americana cujo presidente, Jerome Powell, tem sido criticado pelo Presidente dos EUA.
Mercados Financeiros

Bolsas estão "locas" ou é insanidade temporária?

Trump redobrou as críticas à Reserva Federal dos EUA por estar a subir as taxas de juro como uma "loca". Bolsas continuam no "vermelho", depois da queda histórica de quarta-feira.
Donald Trump

Trump acusa Europa e China de manipular as moedas

Presidente dos EUA critica o banco central norte-americano, liderado por um homem escolhido por si, por estar a subir as taxas de juro. Mesmo assim, vai sair "vitorioso" no final, garante Trump.
Economia

Subida da Fed leva euro a subir face ao dólar

O euro subiu esta quarta-feira face ao dólar, depois de o banco central norte-americano ter anunciado uma nova subida nas taxas de juro.
Reserva Federal

Reserva Federal sobe taxas de juro

A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, anunciou uma subida de um quarto de ponto percentual nas suas taxas de juro, que ficam entre 1,75% e 2%.
Reserva Federal

EUA. Senado confirma novo presidente da Fed

O Senado norte-americano confirmou a nomeação de Jerome Powell, o homem escolhido por Donald Trump para ser o novo presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos.
Wall Street

Wall Street inicia a sessão em alta

A bolsa de Nova Iorque abriu a sessão em alta. Wall Street está esta quarta-feira à espera das atas da reunião de dezembro da Reserva Federal norte-americana.
Estados Unidos da América

Reserva Federal aumenta a taxa de juro 

Com dois votos contra e sete a favor, a Reserva Federal decidiu subir a taxa de juro de referência nos Estados Unidos. A previsão de crescimento para 2018 é agora mais otimista.
Estados Unidos da América

Powell aprovado para presidente da Reserva Federal

O comité bancário do Senado dos Estados Unidos aprovou o republicano para a presidência da Reserva Federal. Vai suceder a Janet Yallen em fevereiro de 2018.
Estados Unidos da América

Yellen: subida das taxas de juro são apropriadas

A presidente da Reserva Federal norte-americana diz que a situação económica do país justifica as subidas das taxas de juro. Janet Yellen vai deixar o cargo em fevereiro de 2018.
Reserva Federal

Novo homem da Fed. "Forte, empenhado e esperto"

Jerome ("Jay") Powell foi nomeado presidente da Reserva Federal, o banco central dos EUA. Donald Trump defende a sua escolha: "Ele é forte, é empenhado, é esperto".
Reserva Federal

Quem é o homem de Trump para mandar no dólar?

Jay Powell deverá suceder a Janet Yellen ao comando da Reserva Federal dos EUA, o banco central mais poderoso do mundo. Republicano, tem passado ligado à banca de investimento -- não é economista.
Estados Unidos da América

Trump escolhe Powell para liderar Reserva Federal

Jerome Powell, um dos governadores da Reserva Federal, é o candidato escolhido pelo Presidente Donald Trump para a substituir Janet Yellen na liderança do banco central norte-americano.
Reserva Federal

Reserva Federal vai reduzir stock de dívida

A Reserva Federal vai começar em outubro a reduzir o enorme montante de títulos de dívida que acumulou na sequência da crise financeira de 2008, para procurar sustentar uma economia com problemas.
Bolsa

Bolsas europeias em alta

As principais bolsas europeias estavam esta quarta-feira em alta, pendentes das conclusões da reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed).
Reserva Federal

Reserva Federal deixa taxas de juro sem alterações

A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, anunciou que decidiu deixar as suas taxas de juro inalteradas entre 1% e 1,25%.
Reserva Federal

Adiar subida dos juros pode dar "surpresa amarga"

Em vésperas da tomada de posse de Donald Trump, que defende juros mais altos, a líder do banco central norte-americano avisa que esperar em demasia para subir as taxas pode ser arriscado.
Reserva Federal

Trump pode agravar juros, alerta Fed

Se Donald Trump lançar um programa de estímulos fiscais, incluindo reduções de impostos, a Reserva Federal terá de subir os juros mais rapidamente, o que terá implicações globais.
Reserva Federal

EUA. Fed já só deverá subir os juros em 2018

É a decisão mais importante para os mercados financeiros mundiais. O banco central dos EUA já não deverá anunciar quaisquer subidas da taxa de juro do dólar nos próximos tempos.
Economia

Fed abranda juros. Economia ainda em perigo

Crescimento global mais fraco e turbulência nos mercados financeiros levaram o banco central norte-americano a abrandar o ritmo de subida das taxas de juro.
Estados Unidos da América

Mercados instáveis? Fed diz que a culpa não é sua

A causa para a instabilidade que se tem vivido nos mercados globais nas últimas semanas não é responsabilidade do banco central. Janet Yellen diz que o problema não é a subida dos juros nos EUA.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.