Os únicos frente-a-frente das eleições europeias começam já esta quarta-feira na Rádio Observador. São sete debates que foram decididos por sorteio e em que participam sete dos oito cabeças de lista com assento parlamentar. Só Marta Temido, do PS, não quis debater. Há confrontos que podem ser decisivos para a escolha final dos eleitores e para convencer indecisos, num modelo que será exclusivo da Rádio Observador nestas eleições.

O primeiro debate acontece às 12h00 de quarta-feira, 22, e vai opor o cabeça de lista do Chega, António Tânger Corrêa, e o cabeça de lista do Livre, Francisco Paupério, num debate de partidos ideologicamente muito distantes. No mesmo dia, às 19h00, há um debate à esquerda entre a cabeça de lista do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e o candidato do PAN, Pedro Fidalgo Marques. Ambos disputam eleitorado que defende causas ecológicas e de defesa dos direitos dos animais.

Na quinta-feira, 23, há uma “Super Thursday” com três debates na tarde da Rádio Observador, dois deles entre candidatos que disputam diretamente eleitorado. Às 18h00, há um frente-a-frente à esquerda entre a cabeça de lista do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e o cabeça de lista da CDU, João Oliveira — num debate que pode também acompanhar em vídeo no site e redes sociais do Observador.

Uma hora depois, às 19h00, o cabeça de lista da AD, Sebastião Bugalho, estreia-se nos frente-a-frente contra outro estreante, o candidato da IL, João Cotrim Figueiredo, numa contenda que pode valer votos no espaço não-socialista.  Nesse mesmo dia, às 17h00, António Tânger Corrêa debate com Pedro Fidalgo Marques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o segundo episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio.]

Na sexta-feira, dia 24, a manhã começa com um confronto ideológico, num frente-a-frente que começa às 10h00 e que opõe o liberal João Cotrim Figueiredo ao comunista João Oliveira. O último debate, que se realiza a 29 de maio, vai opor os dois candidatos mais jovens, Sebastião Bugalho e Francisco Paupério, e realiza-se às 19h00 da quarta-feira da próxima semana.

Os debates vão ser moderados pelo subdiretores do Observador Ricardo Conceição e Sara Antunes Oliveira e serão transmitidos na Rádio Observador e depois disponibilizados em podcast em todas as plataformas digitais onde está o Observador.

Os duelos foram sorteados na última quinta-feira, num momento que pode rever no vídeo abaixo.

O Observador começou há várias semanas a solicitar aos partidos a realização de frente-a-frente entre todos os candidatos. Sensível aos alertas dos partidos que advertiram que os candidatos precisariam de estar perto dos eleitores — a juntar a uma agenda apertada (que incluía entrevistas a órgãos de comunicação social como o Observador) —, a Rádio Observador propôs um novo modelo em que os oito cabeças de lista fariam apenas um debate, com o oponente a ser sorteado. Todos aceitaram, menos o PS. Com Marta Temido de fora, a única maneira de garantir que todos os outros sete cabeças de lista debatiam passou por duplicar o número de participações: cada candidato das sete forças políticas (AD, CH, IL, BE, CDU, PAN e L) foi convidado a fazer dois debates, sem conhecer os seus oponentes, já que são decididos por sorteio. Os sete aceitaram a proposta do Observador. Aí estão esses debates:

Dia 22, quarta-feira

12h00: Tânger Corrêa (Chega) vs Francisco Paupério (Livre)

19h00: Catarina Martins (BE) vs Pedro Fidalgo Marques (PAN)

Dia 23, quinta-feira

17h00: Tânger Corrêa (Chega) vs Pedro Fidalgo Marques (PAN)

18h00: Catarina Martins (BE) vs João Oliveira (CDU)

19h00: Sebastião Bugalho (AD) vs João Cotrim Figueiredo (IL)

Dia 24, sexta-feira

10h00: João Oliveira (CDU) vs João Cotrim Figueiredo (IL)

Dia 29, quarta-feira

19h00: Sebastião Bugalho (AD) e Francisco Paupério (Livre)