A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta quinta-feira que o novo hospital de Barcelos será construído “o mais brevemente possível”, mas não se comprometeu com quaisquer prazos.

Não temos um calendário porque não o podíamos ter neste momento“, referiu, sublinhando que é ainda preciso terminar o projeto de arquitetura e rever o plano funcional do futuro hospital, atualizando valências, especialidades médico-cirúrgicas e as necessidades em termos de recursos humanos e de infraestruturas tecnológicas.

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, a ministra lembrou que aquele é um projeto que está prometido “há muitos anos”, mas que nunca foi concretizado.

“O nosso compromisso é que o faremos o mais brevemente possível. Vai fazer parte do plano das infraestruturas que este Governo vai lançar e vai concretizar”, acrescentou.

Sublinhou que o novo hospital é uma ambição e uma necessidade de Barcelos e que a sua construção foi uma promessa eleitoral da Aliança Democrática, na campanha para as últimas legislativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Palavra dada é palavra honrada“, disse.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

O hospital, que serve os concelhos de Barcelos e Esposende, funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.