Uma sondagem do ICS/ISCTE realizada para o Expresso e SIC e divulgada esta quinta-feira nota que, se as eleições europeias se realizassem hoje, o PS seria o vencedor. Os resultados apontam que o PS lidera as intenções de voto seguido pela Aliança Democrática (AD) a uma distância de seis pontos percentuais. Com a distribuição dos indecisos, a percentagem dos partidos é, respetivamente 32% e 26%.
Segundo a sondagem, o Chega surge como a terceira força política, com 18% das intenções de votos. Segue-se o Bloco de Esquerda, com 5%, e a Iniciativa Liberal e CDU, ambos com 4%. O Livre e o PAN conseguem 2% cada. Já o ADN, encabeçado pela ex-deputado bloquista Joana Amaral Dias, atinge 1%.
Com base nos dados da sondagem, a distribuição dos mandatos seria a seguinte: oito para o PS (menos um do que atualmente), seis para a AD (o número de eleitos agora do PSD), quatro para o Chega, um para o BE e a CDU (de momento têm dois), uma para a IL. O PAN perderia o seu eurodeputado e o Livre e o ADN não chegavam a assegurar um representante.
O Expresso nota que os resultados apontam para a possibilidade de se estar a desfazer o empate verificado nas eleições legislativas de março, desta vez com vantagem para o PS. No entanto, sendo a margem de erro da sondagem de 3,1% é igualmente possível falar num cenário ainda sem vencedor claro. Isto porque a AD poderia, em teoria, estar à frente se ficasse no limite máximo do seu resultado (29,1%) e o PS no limite mínimo (28,9%).
A sondagem do ICS/ISCTE foi realizada entre os dias 27 de abril e 8 deste mês. Teve por base 1001 respostas válidas, 28% dos 3561 lares elegíveis contactados.