Cristiano Ronaldo e o grupo Visabeira anunciaram um acordo para a compra pelo jogador de futebol de uma participação de 10% da Vista Alegre Atlantis. Esta operação insere-se num “alinhamento estratégico com o grupo Visabeira” (detentor do controlo da empresa de louças e cristal) que irá levar à aquisição pela CR7 de 30% da Vista Alegre Espanha, nos próximos dias. A parceria prevê igualmente a criação de uma empresa conjunta, detida em 50% por cada investidor, para os mercados do Médio Oriente e Ásia com o objetivo de expandir as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias.

“Esta colaboração entre ambas permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium”, sublinha um comunicado onde não é revelado o valor do investimento.

A transação envolveu a compra de 16,765 milhões de ações que eram detidas por Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do grupo Visabeira que tem sede em Viseu. Ao preço da última cotação em bolsa, de 1,03 euros, este investimento terá rondado os 17 milhões de euros, considerando o valor de mercado para os 10% da Vista Alegre adquiridos pelo jogador.

Para além de vários investimentos imobiliários em Portugal, Cristiano Ronaldo faz parte do núcleo de investidores que, liderado por quadros da Cofina Media, adquiriu os ativos de comunicação social do grupo dono do Correio da Manhã, agora designado Media Livre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Venda concluída. Cofina deixa de ser acionista do negócio de media que detém Correio da Manhã, entra Cristiano Ronaldo

A Vista Alegre produz porcelana e faiança de elevada qualidade, tendo-se fundido com a Atlantis, empresa de cristal e vidro. A Visabeira comprou o grupo em 2009 através de uma oferta pública de aquisição. Em 2023, o grupo faturou quase 130 milhões de euros, dos quais 70% foram obtidos em mercados internacionais, com destaque para a Europa, Estados Unidos e Brasil. Com o novo acionista, há uma aposta no mercado oriental, numa altura em que Ronaldo joga num clube da Arábia Saudita.

[Já saiu o quinto episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio, aqui o segundo episódio, aqui o terceiro episódio e aqui o quarto episódio]

Citado num comunicado, Cristiano Ronaldo salientou que “a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo. A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo.”

A entrada de Cristiano Ronaldo acontece no momento em que a empresa com sede em Ílhavo celebra os 200 anos e também no arranque do Europeu de Futebol. O comunicado da Visabeira e Vista Alegre refere a este propósito uma ligação histórica entre a marca e a introdução do futebol em Portugal no século XIX, uma vez que terá sido a família Pinto Basto (fundadora da Vista Alegre) a promover o primeiro jogo oficial em 1889 nos terrenos da futura praça de touros do Campo Pequeno.