Os números definitivos ainda não são conhecidos mas, de acordo com Felipe Muñoz da JATO, em 2023, a liderança do ranking das vendas mundiais escapou aos modelos que foram os mais procurados pelos clientes nos últimos anos, nomeadamente o Corolla e o RAV4, ambos da Toyota. Curiosamente, também não foram os outros pretendentes mais conhecidos à liderança, nomeadamente o Volkswagen Golf, o Peugeot 208 e Renault Clio, que se batem pela primazia entre os clientes europeus, a conquistar o título de mais vendido.

Fonte: JATO Dynamics

De acordo com a JATO, o veículo que mais unidades comercializou nos 12 meses de 2023 foi o Tesla Model Y, sendo esta não só a primeira vez que os fabricantes tradicionais não venceram, como foi ainda a primeira vez que um veículo eléctrico foi o mais procurado pelos diversos compradores espalhados pelo globo. Isto apesar de a Tesla não ter presença oficial em todos os continentes, o que não impediu a marca norte-americana de transaccionar 1,223 milhões de unidades do Model Y, batendo assim a concorrência e vendo as vendas aumentarem em 64% face ao ano anterior.

Fonte: JATO Dynamics

Atrás do Tesla Model Y surgem os dois Toyota, o RAV4 na 2.ª posição com 1,075 milhões de unidades vendidas, e o Corolla (803 mil) em 4.º lugar. A procura do RAV4 aumentou em 5%, ao passo que a do Corolla diminuiu em 19%, abrindo espaço para o Honda CR-V se instalar no 3.º posto do ranking global, com 846 mil unidades entregues a clientes, o que representa uma subida de 18% em relação a 2022. Faltam ainda apurar as vendas em alguns mercados, antes de estes números passarem a definitivos, mas a JATO não espera alterações no top 3, estimando que em 151 mercados foram transaccionados 78,32 milhões de veículos, o que representa um incremento de 10% face a 2022. Veja em baixo a tabela com os 25 modelos que mais venderam:

Fonte: JATO Dynamics

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR