Melhor entrada era impossível. E impensável. Mais de duas décadas depois – 24 anos – da primeira vitória num Campeonato da Europa, a Roménia voltou a triunfar numa fase final da máxima prova de seleções do futebol europeu. Depois de Inglaterra em 2000 (3-2) – ano histórico para o futebol romeno que conseguiu a única presença na fase a eliminar -, foi a vez de a Ucrânia sucumbir perante a tricolor (3-0).
É certo que a Roménia é uma seleção com uma longa tradição em Campeonatos da Europa. Também é certo que os romenos são das seleções mais frágeis da prova. Depois de se terem estreado em 1984, a equipa do sudeste europeu repetiu a presença em mais cinco ocasiões (1996, 2000, 2008, 2016 e 2024). Contudo, tinha apenas uma vitória e dez golos marcados até esta segunda-feira.
Nicolae Stanciu foi um dos nomes que entrou em campo em Munique determinado a reverter essa tendência negativa. Considerado o ídolo de uma geração, o capitão fez o primeiro golo da partida e contribuiu diretamente para o triunfo diante da Ucrânia, o primeiro de sempre do país na ronda inaugural. No final, foi eleito o melhor jogador da partida e tornou-se no primeiro jogador do Campeonato saudita a marcar num Europeu.
???????? Roménia ???? Ucrânia ????????
O rating pode ser o mais "fraquinho" de um MVP até ao momento, no EURO, mas isso não retira brilhantismo ao golaço com que Nicolae Stanciu ???????? abriu caminho à goleada romena na estreia ⭐️
Todos os jogos e ratings em https://t.co/QZuwKyufuG#ROMUKR… pic.twitter.com/iPEYR3ntsV
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 17, 2024
Stanciu tornou-se no 1.º jogador a jogar na ???????? Arábia Saudita a marcar no Campeonato da Europa
Só 4 jogadores que jogavam na Ásia tinham marcado em Europeus – todos a jogar, então, na ????????:
Pellè
Weiss
Burak Yilmaz
Arnautovic#EURO2024 pic.twitter.com/PsRj47XEkg— Playmaker (@playmaker_PT) June 17, 2024
Prova da importância do médio de 31 anos na seleção romena é o facto de ser o único resistente da geração que esteve presente no Campeonato da Europa de 2016, em França, e, a partir desta segunda-feira, o 12.º melhor marcador de sempre da Roménia, com 15 golos. Curiosamente, Stanciu igualou Niculae, jogador que passou pelo Sporting entre 2001 e 2005, nesse registo.
Entre os 26 convocados da ???????? neste Europeu, Stanciu é o que + golos marcou pela seleção – leva, agora, 15 e igualou o ex-Sporting Niculae no 12.º lugar dos melhores marcadores#EURO2024 pic.twitter.com/X3Wm7tVeXM
— Playmaker (@playmaker_PT) June 17, 2024
O jogo desta segunda-feira tornou-se na maior vitória de sempre da Roménia numa grande competição e fica ainda marcado pelas duas assistências do extremo Dennis Man que, dessa forma, tornou-se no primeiro romeno a bisar em passes para golo na história dos Europeus.
HISTÓRICO: maior vitória de sempre da ???????? numa grande competição (Mundial ou Europeu)#EURO2024 pic.twitter.com/dUMSEVSL30
— Playmaker (@playmaker_PT) June 17, 2024