Com a vitória deste sábado contra a Turquia, em Dortmund, Portugal não só garantiu o apuramento para os oitavos de final do Euro 2024 como assegurou o primeiro lugar do Grupo F. Com seis pontos em seis possíveis, os turcos com três e República Checa e Geórgia ambos com um, a Seleção Nacional sabe que entra para a última jornada contra os georgianos sem possibilidade de perder a liderança independentemente do resultado.

A teoria da evolução começou em Pepe, foi até Ronaldo e não se faz velha (a crónica do Turquia-Portugal)

Assim, e com a certeza do primeiro lugar, o futuro de Portugal no Campeonato da Europa começa a desenhar-se. A equipa de Roberto Martínez já sabe que vai jogar no dia 1 de julho em Frankfurt, no Deutsche Bank Park, e que vai defrontar o terceiro classificado do Grupo A, B ou C. E é aqui que, no que toca à futurologia, as contas começam a complicar-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atualmente, com a segunda jornada da fase de grupos já concluída, nenhuma seleção do Grupo A — onde a Alemanha já está apurada para os oitavos de final — está em posição de seguir em frente a partir do terceiro lugar. Em sentido oposto, se a fase de grupos terminasse agora, Albânia (Grupo B) e Eslovénia (Grupo C) garantiam a presença na ronda seguinte através da terceira posição dos respetivos grupos. O que significa que, neste momento e com as classificações atuais, Portugal iria defrontar a Eslovénia no próximo dia 1 de julho.

Isto porque os emparelhamentos são complexos e dificultam ainda mais a possibilidade de antecipar quem é que a Seleção Nacional vai defrontar na próxima fase. De forma simples:

  • se os terceiros classificados dos Grupos A, B e C seguirem todos em frente, Portugal defronta o adversário do Grupo C;
  • se só os terceiros classificados dos Grupos A e B seguirem em frente, Portugal defronta o adversário do Grupo B, à exceção do cenário em que os terceiros classificados dos Grupos E e F também são apurados, onde defronta o adversário do Grupo A;
  • se só os terceiros classificados dos Grupos A e C seguirem em frente, Portugal defronta o adversário do Grupo A;
  • se só os terceiros classificados dos Grupos B e C seguirem em frente, Portugal defronta o adversário do Grupo B, à exceção do cenário em que os terceiros classificados dos Grupos D e E também são apurados, onde defronta o adversário do Grupo C;
  • por exceção de partes, se só um dos terceiros classificados dos Grupos A, B e C seguirem em frente, Portugal defronta o adversário em questão.

Neste momento, com dois pontos e sendo a única a fazer parte de um grupo que ainda não tem qualquer seleção apurada para os oitavos de final, a Eslovénia parece ser a equipa com maiores possibilidades de seguir em frente através do terceiro lugar — contudo, ainda vai defrontar Inglaterra na última jornada do Grupo C. No Grupo A, a Escócia tem apenas um ponto, mais um do que a Hungria, enquanto que a Albânia também tem um ponto no Grupo B, tal como a Croácia.

Nos grupos com que Portugal não se cruza, a Áustria está em boa posição para seguir em frente através do terceiro lugar, já que tem três pontos no Grupo D, menos um do que Países Baixos e França. No Grupo E, Roménia, Ucrânia e Eslováquia têm todos três pontos, ainda que os romenos tenham menos um jogo, pelo que é impossível antecipar cenários. Finalmente, no Grupo F que a Seleção já venceu, República Checa e Geórgia têm ambas um ponto — ou seja, se a fase de grupos terminasse agora, estavam fora do Euro 2024.

No caso de ultrapassar os oitavos de final, Portugal volta a entrar em campo no dia 5 de julho, em Hamburgo, contra o vencedor do confronto entre os segundos classificados dos Grupos D e E — que podem ser França, Países Baixos ou Roménia, por exemplo, consoante as classificações finais dos respetivos grupos. Em teoria, seguem-se as meias-finais em Munique, no dia 9 de julho e cruzando com um caminho de onde pode vir a Alemanha, e finalmente a final, no dia 14 de julho, em Berlim.