O E-Building é o mais recente dos edifícios de Maranello, as instalações onde a Ferrari nasceu em 1933 e continua a evoluir, alojando não só as linhas de produção dos modelos de estrada, como dos motores a combustão, além do gabinete de design e tudo o que respeita à competição, da equipa que faz ganhar os F1 ao túnel de vento, passando pelo muito interessante Museu Ferrari. Mas o E-Building é também o local onde o construtor italiano vai produzir os seus modelos eléctricos, que irão chegar ao mercado em 2025.

A nova fábrica da Ferrari está a ser construída há cerca de dois anos e será responsável pela produção dos modelos exclusivamente a bateria, incluindo motores, baterias, eixos e a base dos novos veículos. Com quatro andares e 42.500 metros quadrados, o E-Building foi desenhado pelo gabinete de arquitectura de Mario Cucinella, com ênfase na eficiência e sustentabilidade. Desta estratégia faz parte recolher e reciclar a água da chuva, além de fazer funcionar o sistema de ar condicionado através de energia renovável.

Além dos recursos já mencionados, o E-Building vai igualmente estar equipado com 3000 painéis fotovoltaicos, capazes de produzir 1,3 MW de energia, tornando o edifício neutro em termos energéticos. Outras das novidades introduzidas pela Ferrari neste projecto diz respeito aos funcionários, já que nem todos serão de carne e osso, pois a Ferrari prevê a utilização de robôs antropomórficos.

A directora Digital e de Dados da Ferrari, Silvia Gabrielli, revelou que a marca perseguiu toda a tecnologia capaz de suportar estas novas instalações para os próximos 20 anos. Os responsáveis da Ferrari asseguram que o E-Building está completamente operacional e numa fase de adaptação à produção em série, o que acontecerá a partir de finais de 2025.

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