O jogo esteve longe de ser brilhante. Escócia e Hungria precisavam de vencer para chegarem ao terceiro lugar do grupo A e continuarem em posição de se apurar para os oitavos de final. Durante grande parte do tempo, as duas equipas tiveram medo de arriscar e quiseram defender o empate até ao fim. Só mesmo na ponta final é que o jogo animou, terminando com a vitória magiar nos últimos segundos (0-1).

Porém, o momento da partida aconteceu cerca de 30 minutos antes… pela negativa. Corria o minuto 68 do encontro quando, após um livre, o guarda-redes Gunn saiu da baliza escocesa e chocou com vários jogadores, incluindo Barnabás Varga. O avançado húngaro foi o que inspirou mais cuidados porque, pelo que se conseguiu ver nas curtas imagens da transmissão televisiva – como “manda” a UEFA –, caiu inanimado sobre o relvado.

A apreensão tomou rapidamente conta do estádio, que percebeu a gravidade da situação. O estado de Varga não era o melhor, motivando rapidamente a entrada das equipas médicas e dos socorristas, que “vedaram” o jogador com uma espécie de lençol. Durante sete minutos, as únicas imagens que passaram para o mundo foram a de jogadores e adeptos apreensivos com a situação e a temerem pelo pior, motivando lembranças do que acontecera com Eriksen no Euro-2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, ao minuto 75, o aplauso apoderou-se da Mercedez-Bens Arena, juntando adeptos escoceses e húngaros como se fossem um só. Dentro do relvado, Varga deixou as quatro linhas de maca, acompanhado pelos médicos e “fechado” pelo lençol, para que ninguém percebesse o seu estado de saúde.

O ponta de lança foi, naturalmente, substituído e, no final do encontro, acabou por ser recordado pelos companheiros de equipa. O primeiro momento aconteceu quando Csoboth fez o golo da vitória. Depois de comemorar, o avançado que passou pelo Benfica exibiu a camisola com o número 19 do companheiro. Depois, a equipa juntou-se para celebrar o triunfo junto dos adeptos, com a camisola a voltar a aparecer em destaque, tendo acabado por ser vestida por Orbán e Szoboszlai.

Poucos minutos depois do triunfo que carimbou a terceira posição do grupo A, a Federação Húngara de Futebol (MLSZ) confirmou que Varga está “estável” e num “hospital de Estugarda”. “O estado de Barnabás Varga é estável! O jogador do Ferencváros está atualmente internado num dos hospitais de Estugarda. Informaremos imediatamente se houver alguma atualização do seu estado”, lê-se no comunicado partilhado no X (antigo Twitter). Segundo a estação alemã Magenta, o jogador chegou ao hospital estável e a conversar.

Após a partida, o selecionador Marco Rossi compareceu na tradicional zona de entrevistas rápidas e foi questionado sobre o estado do seu jogador. O técnico partilhou que Varga sofreu uma fratura no rosto e terá de ser submetido a uma operação mas a sua vida “não está em risco”. Por fim, garantiu que o avançado “não voltará a jogar”, caso a Hungria chegue aos oitavos de final.