Tem 23 anos — fará 24 anos a 31 de outubro. Joga no Metz, em França, país onde nasceu (na cidade de Lyon). Tem dupla nacionalidade, mas é pela Geórgia que está na seleção. E é pelo país caucasiano que Georges Mikautadze fica na fase de grupos como o melhor marcador no Euro 2024, com três golos.

Todos com o pé direito, tendo o terceiro, contra Portugal, sido de penálti, cometido por António Silva. Após consulta das imagens, o árbitro suíço Sandro Schärer assinala a grande penalidade.

E, com a concretização do penálti, fica com três golos na fase de grupo, destronando, para já, os jogadores com dois golos que estavam a liderar a lista: Füllkrug (Alemanha), Gakpo (Países Baixos); R. Marin (Roménia); Musiala (Alemanha) e Schranz (Eslováquia).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mikautadze marcou nos três jogos até agora disputados pela Geórgia, na fase de grupos do Euro 2024. A vitória sobre Portugal leva os georgianos aos oitavos-de-final. E com o feito de ter marcado nos três encontros, Mikautadzeencontra-se na lista dos jogadores que marcaram nos três primeiros jogos realizados em europeus com nomes como Poneldenik (URSS), Platini (França), Stoitchkov (Bulgária), Milosevic (Sérvia), vanNistelrooy (Países Baixos), Baros (República Checa) e Bale (País de Gales).

Mikautadze começou a sua carreira profissional no Gerland antes de ingressar na academia do Olympique Lyonnais e do AS Saint-Priest. Em 2016, mudou-se para o Metz, primeiro na academia, depois com um contrato profissional no mesmo Metz. Mudou-se para a Bélgica, jogando pelo Seraing. Em dois anos na Bélgica fez 57 jogos e fez 36 golos e quatro assistência.

Da Bélgica voltou ao Metz em 2022, para se destacar e ajudar o clube francês ao principal escalão Ligue 1, com 23 golos e oito assistência. Ganhou o prémio individual de melhor marcador da Ligue 2, nesse ano.

Na época seguinte ainda viajou para o Ajax, regressando, sob empréstimo, novamente ao Metz até ao final desta época. O empréstimo tinha uma opção de compra.

O Transfermarkt avalia o jogador em 15 milhões de euros.

Mikautadze foi selecionado para a equipa principal da Geórgia em março de 2021, tendo jogado pela primeira vez na seleção na qualificação para o Mundial de 2022, perdendo, na estreia, contra a Suécia. O seu primeiro golo como internacional pela Geórgia aconteceu num amigável contra a Roménia, em junho de 2021.

Durante a caminhada para o Euro, marcou três golos em 10 jogos. É a primeira vez que a Geórgia se qualificava para uns oitavos de final. E Mikautadze com três golos e uma assistência é o jogador com participação em mais golos no europeu, segundo o Playmaker.