Na fase de grupos do Euro 2024, em que foram disputados 36 jogos, já foram mostrados 161 cartões amarelos e três vermelhos, de acordo com as estatísticas da UEFA. A República Checa, que foi eliminada na última jornada da fase de grupos, está no topo das seleções com mais vermelhos, dois, enquanto a Turquia lidera nos amarelos com 16 cartões. A República Checa terminou a sua participação com 13 amarelos.
Aliás, no último jogo entre estes dois países, realizado esta quarta-feira, houve um total de 18 amarelos.
O jogo entre a ????????Chéquia e a ????????Turquia foi o jogo com mais cartões amarelos (18) da história do ????Campeonato da Europa.#Euro2024 #CZETUR pic.twitter.com/1I8ldNHeyw
— Playmaker (@playmaker_PT) June 26, 2024
A Áustria, que passou para os oitavos de final em primeiro lugar no grupo que tinha a França, está com 10 amarelos, marca com que a Hungria sai do Euro 2024.
Os cartões amarelos de Portugal
Portugal está com 7 amarelos, quase todos por simulações ou protestos. Só dois dos cartões foram por faltas cometidas: o amarelo dado ao João Palhinha, no jogo com a Turquia, e o amarelo que esta quarta-feira recebeu Rúben Neves.
De resto, Cristiano Ronaldo recebeu amarelo por protestos.
No jogo desta quarta-feira, Pedro Neto também recebeu amarelo por simulação, tal como Rafael Leão — que esta quarta-feira estava suspenso por ter recebido dois amarelos, ambos por simulação frente à Turquia e frente à República Checa. O sétimo cartão foi mostrado a Francisco Conceição, no jogo com a República Checa, depois de ter marcado o golo da vitória e por ter tirado a camisola.