O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao cardeal Américo Aguiar a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo trabalho enquanto presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“Para alguns, sou um temível seguidor de Francisco. Assim seja.” Um dia com Américo Aguiar, o novo cardeal português

“Alguém disse que as condecorações não se pedem, não se negam, agradecem-se. Pois bem, muito obrigado a Sua Excelência o Senhor Presidente da República, e mais uma vez e sempre muito obrigado a Portugal e aos portugueses”, afirmou o cardeal sobre a homenagem. “Esta condecoração é para todos, todos, todos”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A JMJ realizou-se em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto e contou com a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas em alguns dos eventos, que se repartiram entre o Parque Tejo e o Parque Eduardo VII. “O meu papel foi o de fazer pontes”, chegou a dizer ao Observador o agora bispo de Setúbal, que na altura era bispo auxiliar de Lisboa.

Américo Aguiar e a preparação da JMJ: “Nestes quatro anos, tivemos vários incidentes. O meu papel foi o de fazer pontes”

O cardeal, que esteve à frente da fundação JMJ quatro anos, tem destacado o evento como uma marca importante de Portugal no mundo e desfiado a próxima direção a usar os lucros em projetos para apoiar projetos para jovens.