Depois de o Vox anunciar o fim das coligações com o PP em cinco regiões autónomas de Espanha, há um conselheiro do partido de extrema-direita que contraria Santiago Abascal e já disse que não vai demitir-se. Esta sexta-feira, Ignacio Higuero confirmou que vai continuar ao lado do Partido Popular na região da Estremadura.
De acordo com o El Mundo, Ignacio Higuero vai manter-se no cargo de conselheiro da área de gestão florestal e rural e permanecer no executivo liderado por María Guardiola, do PP. O anúncio foi feito, aliás, esta sexta-feira, nem um dia depois da decisão de Abascal, com Ignacio Higuero e María Guardiola a aparecerem numa conferência de imprensa conjunta. O ainda membro do Vox admitiu que a decisão de sair do partido de extrema-direita foi “complicada e dura”. “O projeto era defender a Estremadura e tirar a Estremadura das políticas de esquerda, o projeto era bonito, mas desgraçadamente mudaram-nos as regras a meio do jogo e não me parece leal nem honrado”, acrescentou ainda.
Ao seu lado, María Guardiola deu também um sinal de confiança a Higuero, considerando que este foi “um passo valente”: “Ignacio Higuero demonstrou que o seu compromisso está acima de qualquer coisa e isso facilitou que puséssemos em marcha medidas para beneficiar empresas, famílias, particulares”, disse a líder da Estremadura. “A política não deve ser nunca o problema, mas sim a solução para trabalhar em função daqueles que cuidamos”.
A Estremadura é, até agora, a única região autónoma que já anunciou que não vai seguir a linha de Abascal, que anunciou esta quinta-feira, ao final do dia, que as coligações entre o Vox e o PP tinham chegado ao fim em Castela e Leão, na Comunidade Valenciana, em Múrcia, Aragão e na Estremadura. Em causa está a decisão do PP ao aceitar participar na distribuição pelas várias regiões de 347 menores migrantes, não acompanhados, que estão nas ilhas Canárias e em Ceuta.
“É impossível compactuar com quem não quer ceder, com quem nos quer impor uma política de fronteiras abertas. Ninguém votou no Vox ou no PP para que continue a invasão de imigração ilegal e de menores migrantes. Se o senhor Feijóo quer enganar os seus eleitores e continuar a aplicar políticas socialistas e globalistas, que o faça ele”, disse esta quinta-feira Santiago Abascal.