Siga aqui o nosso artigo em direto onde estamos a seguir as eleições nos EUA
A vice-Presidente norte-americana, Kamala Harris, ultrapassou o número necessário de delegados para garantir a nomeação como candidata presidencial do Partido Democrata nas eleições de novembro. Na rede social X (antigo Twitter), a democrata escreveu que estava orgulhosa de ter alcançado esta meta e disse estar “desejosa de aceitar formalmente a nomeação em breve”. Entre domingo à tarde e segunda-feira à noite, a campanha de Harris angariou 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros).
“Sinto-me orgulhosa por ter conseguido o largo apoio necessário para me tornar a candidata do nosso partido e, como filha da Califórnia, sinto-me orgulhosa por a delegação do meu estado natal ter ajudado a levar a nossa campanha ao topo. Estou desejosa de aceitar formalmente a nomeação em breve“, lê-se na declaração publicada na rede social X.
A democrata diz ainda que acredita “num futuro que fortaleça a democracia, proteja a liberdade de reprodução e garanta que todas as pessoas têm a oportunidade não só de sobreviver, mas de progredir”. No final da declaração, Kamala Harris diz que tenciona “unir” o partido, a nação e “derrotar Donald Trump em novembro”.
Tonight, I am proud to have earned the support needed to become our party’s nominee.
Over the next few months, I'll be traveling across the country talking to Americans about everything on the line. I fully intend to unite our party and our nation, and defeat Donald Trump. pic.twitter.com/Bsq3N6pMAi
— Kamala Harris (@KamalaHarris) July 23, 2024
Para vencer a nomeação na primeira volta, um candidato precisa do apoio de pelo menos 1.976 delegados de um total de quatro mil. Na segunda-feira à noite, 2.214 delegados de pelo menos 30 estados já tinham apoiado Harris, segundo um inquérito feito pela agência de notícias AFP. As promessas de apoio são uma demonstração simbólica do aval dado a Harris, uma vez que os delegados podem mudar de opinião até à votação de agosto.
Harris só se torna oficialmente a candidata presidencial democrata quando os delegados votarem formalmente numa eleição nominal virtual que deverá estar concluída a 7 de agosto.
Horas antes de Kamala Harris publicar esta declaração, era o congressista californiano Robert Garcia quem anunciava a boa-nova. “A Califórnia acaba de votar por unanimidade a nomeação de Kamala Harris para Presidente. Os nossos delegados colocaram a vice-Presidente acima do número necessário para ser a nossa nomeada para a convenção”, escreveu, na madrugada desta terça-feira no X.
California just voted unanimously to nominate our very own @KamalaHarris for President. Our delegates have put the VP over the required number she needs to be our nominee going into convention!
— Robert Garcia (@RobertGarcia) July 23, 2024
A vice-Presidente, que anunciou na segunda-feira a candidatura, depois de o Presidente Joe Biden se retirar da corrida, é já a principal candidata dos democratas, depois de ter recebido os apoios do próprio Biden, da antiga líder da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi, e de todos os governadores democratas do país, alguns dos quais tinham sido apontados como possíveis candidatos.
Algumas outras figuras públicas também têm vindo a demonstrar o seu apoio, como é o caso do ator e apoiante do partido Democrata George Clooney. Em declarações à CNN, Clooney defendeu Biden, por ter mostrado “o que é uma verdadeira liderança” e por salvar “a democracia mais uma vez”. “Estamos todos muito entusiasmados para fazer tudo o que pudermos para apoiar a vice-Presidente [Kamala] Harris na sua conquista histórica”, disse.
Nos próximos dias podem ainda aparecer outros candidatos que consigam obter as assinaturas de nomeação de pelo menos 300 delegados, e não mais de 50 de um só estado.
Se apenas um candidato, muito provavelmente Harris, alcançar as 300 assinaturas, a votação virtual pode já realizar-se a 1 de agosto, disseram responsáveis do partido a meios de comunicação locais na segunda-feira. No caso de surgirem mais candidatos, a votação tem lugar dias mais tarde, mas vai estar concluída até 7 de agosto. Entretanto, se a nomeação ocorrer no início de agosto, a convenção democrata, agendada para 19 desse mês, em Chicago, terá uma função meramente cerimonial.
Num dia, 100 milhões para a campanha de Harris
Desde que entrou em cena após a decisão de Joe Biden de desistir da corrida à Presidência, a vice-Presidente Kamala Harris angariou 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) para a sua campanha, de acordo com a sua equipa, citada pela ABC News.
Esta angariação ocorreu entre domingo à tarde, quando surgiu o anúncio de Biden, e segunda-feira à tarde.
Além disto, também nesse período de tempo, cerca de 58 mil pessoas ofereceram-se como voluntários para a campanha da democrata. Este valor, segundo a equipa de Kamala Harris, é 100 vezes superior à taxa média diária de inscrições.
Notícia atualizada às 15h35 com declaração de Clooney