“A nossa saúde e a saúde do planeta.” É este o tema da 24ª edição da Feira Raiana, que está a decorrer em Idanha-a-Nova até 4 de Agosto. Ao longo de 10 dias, boa parte da programação da Feira incide sobre práticas amigas do ambiente, tendo como objetivo principal a apresentação de políticas e alternativas de vida mais saudáveis e sustentáveis do ponto de vista ambiental. Idanha-a-Nova, recorde-se, é um território detentor de três classificações da UNESCO – Cidade Criativa da Música, Geoparque e Reserva da Biosfera. A estes títulos somou-se, em 2023, a distinção pela União Europeia como a Melhor Bio-Região da Europa.
No âmbito das comemorações do décimo aniversário do Observador, a rádio associa-se a este evento no próximo dia 31, com uma emissão especial a partir do recinto da Feira Raiana. Às 10h10 entram em antena José Manuel Fernandes e João Miguel Santos para um Contra-Corrente dedicado ao tema do interior (abandonado): “viver e trabalhar longe do litoral”. São convidados Tiago Lourenço, produtor do azeite Egitânia que se mudou a aldeia de Idanha-a-Velha há cerca de dez anos, Paulo Longo, programador do Centro Cultural Raiano e Armindo Jacinto, presidente da câmara municipal local.
À tarde, pelo estúdio da Rádio Observador, passarão convidados como Rafael André, da direção do Centro Municipal Cultura e Desenvolvimento, para falar do encontro mundial das Bio-Regiões e do que está em causa, Miguel Freitas, ex-Secretário de Estado das Florestas e Micha Groenewegen, especialista em preservação de sementes, património natural e alimentação, co-fundador da empresa Sementes Vivas. Joaquim Rodrigues, fundador da Biome Space, falará de casas autónomas amigas do ambiente, cuja fábrica será em breve construída em Idanha-a-Nova, Participam ainda Carlos Neto Carvalho, diretor científico do Geoparque Naturtejo e Gonçalo Amorim, do Idanha Food Lab.
A tarde terminará com o Tira-Teimas, em que participarão Nuno Fazenda (PS), Liliana Reis (PSD) e João Ribeiro (Chega).
Ao longo desta semana, o Centro Cultural Raiano recebe o segundo Encontro Mundial das Bio-regiões, que reúne especialistas de todo o mundo em torno de temas tão diversos como a otimização de redes de irrigação e redução de perdas de carga, circularidade agroalimentar, tendências de digitalização para o setor ou a apresentação de projetos piloto ao nível dos solos. No ar ficou também a ideia de constituição de uma associação de homenagem aos antigos guarda-rios e ao papel fundamental que desempenhavam na proteção das linhas de água. Programa completo em https://cmcd.pt/cmcd/notícias-e-eventos/2º-congresso-mundial-das-bio-regiões/
Motivo extra de interesse para os visitantes será o Arrebita Idanha Bio. Durante os dez dias que dura o certame, mais de cinquenta chefs, entre nomes consagrados e novos talentos, irão surpreender o público com pratos únicos preparados a partir de produtos biológicos certificados. Entre os nomes em destaque estão Ljubomir Stanisic (100 Maneiras), Marlene Vieira (Marlene), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho), Pedro Pena Bastos (Cura) e Tiago Bonito (Largo do Paço), todos reconhecidos com estrelas Michelin.
A complementar a boa comida, não faltará ainda a música. Quem for à Feira poderá ainda ouvir André Amaro e Syro (30 de julho), Los Romeros e João Pedro Pais (31 de julho), HMB e Kura (1 de agosto), Os Quatro e Meia e Bateu Matou (2 de agosto), David Bustamante e Wilson Honrado (3 de agosto) e, no último dia, o programa conta com um concerto da banda União Portuguesa e da Filarmónica Idanhense.
Além dos concertos, o programa conta ainda com mercado de produtores locais e biológicos, artesanato, folclore, fado, flamenco, animação de rua, exposição de raças autóctones e equestres, gala equestre e muito mais. Programação completa em https://feiraraiana.idanha.pt