O presidente norte-americano, Joe Biden, agradeceu quinta-feira ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a sua intervenção na vasta troca de prisioneiros entre Estados ocidentais e a Federação Russa, realizada em Ancara, indicou a presidência turca.

“Durante o telefonema, o presidente Biden agradeceu ao Presidente os seus esforços para garantir o bom desenrolar da troca de prisioneiros”, segundo um comunicado da instituição.

A Federação Russa e vários Estados ocidentais trocaram quinta-feira 26 prisioneiros, numa operação coordenada pela Turquia.

Segundo as autoridades turcas, 10 prisioneiros, incluindo dois menores, foram transferidos para a Rússia, 13 para a Alemanha e três para os Estados Unidos.

Entre eles contam-se jornalistas, ativistas políticos veteranos e simples opositores à guerra na Ucrânia. O mais novo tem 19 anos e o mais velho 71.

Entre os russos detidos no Ocidente encontram-se alegados agentes “adormecidos” que tinham uma vida dupla. Outros foram condenados por pirataria informática. Um foi preso pelo assassínio, a tiro, de um homem durante o dia num parque de Berlim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR