O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou esta quarta-feira que não vai participar no US Open, último Grand Slam da temporada e o terceiro este ano de que abdica, por sentir não conseguir dar “100% desta vez”.
Apesar de sentir saudades “das noites elétricas e especiais” no Estádio Arthur Ashe, o corpo, aos 38 anos, não permite ao maiorquino “estar a 100%”.
Segundo a publicação do próprio nas redes sociais, o próximo jogo em que alinhará será a Laver Cup, em Berlim, de 20 a 22 de setembro, deixando o vencedor de 22 títulos Grand Slam, um dos maiores tenistas de sempre, sem competição em agosto.
O espanhol participou nos Jogos Olímpicos Paris2024, saindo de lá sem medalhas, depois de ser derrotado na final do torneio de Bastad pelo português Nuno Borges, num ano em que se tem discutido o seu fim de carreira.
[Já saiu o segundo episódio de “Um rei na boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro episódio. ]
Aos 38 anos, e depois de uma cirurgia na perna em 2023 e problemas musculares nos abdominais já este ano, que têm limitado a quantidade de jogos em que pode alinhar, o campeão por quatro vezes do US Open (2010, 2013, 2017 e 2019) falhou quatro das últimas cinco edições deste torneio.
Este ano, uma lesão afastou-o do Open da Austrália, perdeu na primeira ronda de Roland Garros e ‘saltou’ Wimbledon, a pensar nos Jogos Olímpicos, encontrando-se atualmente no 159.º posto do ranking ATP.